Atualidade

Lopetegui volta a estar no centro das atenções em pleno Mundial

Primeiro foi anunciado como o novo treinador do Real Madrid, depois demitido da seleção espanhola, dois dias antes da estreia no Mundial contra Portugal. Julen Lopetegui é o homem de quem se fala e que já passou pelo FC Porto, onde nunca foi consensual.

“Vemo-nos obrigados a prescindir do selecionador”, comunicou o presidente da Federação Espanhola, Luis Rubiales, durante uma conferência de imprensa dada na manhã desta quarta-feira.

O responsável garantiu que a federação não foi contactada durante o processo de transferência do técnico para o Real. “Lopetegui fez um trabalho impecável, mas há decisões que estamos obrigados a tomar. Há formas de atuar com as quais não podemos compactuar”, acrescentou.

Os adeptos não gostaram da atitude do treinador e não poupam nos ataques deixados no seu perfil de Instagram. “Tu não representas Espanha”, “vagabundo” ou “vendido” são alguns dos comentários deixados.

Nesta fase como em todas as outras ao longo da sua carreira, Julen Lopetegui conta com o apoio da mulher, Raquel Maqueda, que conheceu exatamente à boleia do futebol, pois é irmã de um antigo colega de balneário no Real Madrid, Juan José Maqueda.

Conheceram-se em 1989, quando Lopetegui começou a fazer parte da equipa principal merengue e Rosa lhe foi apresentada. Casaram pouco depois, mas esse lado pessoal ficou sempre longe dos holofotes, reservado à intimidade.

O casal tem três filhos, Jon, Daniel e María, de 23, 18 e 15 anos, respetivamente. Os dois mais novos viveram com os pais na Invicta, durante dois anos, onde estudaram no Colégio Luso Internacional do Porto (CLIP), enquanto o primogénito estudava Economia no País de Gales.

A dois dias do jogo com Portugal, será Hierro a liderar a Espanha pela primeira vez. “Fernando Hierro assumirá o cargo de selecionador nacional no campeonato do mundo da Rússia”, anunciou a Federação, em comunicado, onde acrescenta que o novo selecionador, “dirigirá o seu primeiro treino na sexta-feira e estreia-se em Sochi, com Portugal”.

O ex-central do Real Madrid, clube em que jogou entre 1989/90 e 2002/03, só tem uma experiência como treinador principal, em 2016/17, no Oviedo, da segunda divisão espanhola, e, em 2014/15, foi adjunto do italiano Carlo Ancelotti nos ‘merengues’.