Atualidade

O melhor da 1.ª semifinal da Eurovisão não passou na RTP

Para quem esteve a ver no canal público português a primeira etapa do Festival, esta terça-feira à noite, seguramente percebeu que, apesar de terem havido intervalos (para os telespectadores), a transmissão continuava lá na Altice Arena.

À semelhança do que acontece nos outros anos, cabem às estações de televisão que transmitem em direto a Eurovisão a escolha de fazerem a pausa para a publicidade ou de continuarem a emitir o programa.

No caso da RTP, mesmo sendo o país anfitrião, houve intervalos. Portanto muito do que se passou na primeira semifinal nós não vimos.

Além de Filomena Cautela ter interagido com muitos dos artistas concorrentes na ‘green room’, também foram transmitidos ‘sketches’ de humor.

Um deles foi protagonizado por Herman José. Com texto de Nuno Markl, Ana Markl e Luís Miranda, o humorista resgatou ‘Richard Vaitembora’, a sua personagem do ‘Herman Enciclopédia’ inspirada no locutor britânico da National Geographic, David Attenborough.

Resgatou a personagem, mas o nome mudou para ‘David Attenburger’ até para que o público europeu, e não só, percebesse logo. E, diga-se que, os britânicos perceberam tanto que – segundo o tablóide ‘Daily Express’ – os “fãs” consideraram “ofensivo” que Attenborough, de 91 anos, tenha sido “ridicularizado”.

Mas não também não era caso para tanto, britânicos.

Em ‘Planet Portugal’ mostrou-se como são os portugueses, havendo ainda tempo para mostrar a desertificação de Lisboa, devido ao turismo massificado.

Além do momento protagonizado por Herman José (que terá um novo sketch na segunda semifinal), a equipa criativa da Eurovisão (Nuno Galopim, Lucy Pepper e Pedro Ribeiro) preparou um especial (‘Esclopedia’) sobre alguns factos curiosos sobre o concurso.

Foi esse especial que não vimos na RTP, mas que a Eurovisão já publicou no Youtube.

Na próxima semifinal, na quinta-feira (10 de maio), será a vez de ‘não vermos’ o segmento ‘1973’, que contará a história de como o tema “E Depois do Adeus”, de Paulo Carvalho, se tornou a senha da Revolução dos Cravos.

Digo ‘não vermos’, porque o mais provável é a RTP manter os intervalos publicitários. Até porque na segunda semifinal, Portugal não votará nas canções a concurso (fizemo-lo ontem à noite), portanto o canal não teria a ‘obrigação’ de transmitir em direto.

No entanto, não se preocupe. Irá tudo ser transmitido em direto, a partir das 20h00, quer na quinta-feira quer no sábado.

Caso tenha perdido toda a primeira semifinal, veja aqui os melhores momentos (incluindo alguns que não vimos em Portugal):

Imagens: RTP, Eurovisão e Andres Putting