Lifestyle

Encontre o propósito da sua vida com o ‘hygge’ japonês

De retiros de ioga e aulas semanais de mindfulness a download de aplicações de meditação, muitos de nós gastamos as nossas vidas (e dinheiro) a tentar alcançar a felicidade e a realização.

No entanto, tendo experimentado o conceito dinamarquês de encontrar contentamento no aconchego com a busca do ‘hygge’, e vivendo frugalmente com a ideia sueca de ‘lagom’, parece que estamos sempre a lutar para encontrar a chave para o verdadeiro contentamento.

Conheça assim o ‘ikigai’, um novo conceito de estilo de vida do Japão. Na cultura japonesa, acredita-se que todos temos um ‘ikigai’ – uma razão para saltar da cama todas as manhãs.

Em vez de sugerir que desaceleremos na esperança de que o significado da vida acabe por chegar até nós, a ideia é encontrar ativamente a nossa razão de ser.

O que significa
‘Ikigai’ é uma palavra japonesa que pode ser traduzida como ‘razão de ser’. Basicamente, é tudo sobre descobrir o que te faz feliz e te mantém motivado.

Hector Garcia, co-autor de ‘Ikigai: O Segredo Japonês para uma Vida Longa e Feliz’ explica que a palavra usa os caracteres “iki”, ou “vida”, e “kai”, significando o resultado de uma determinada ação.

Ou seja, trata-se de encontrar a resposta para a pergunta que assola as nossas mentes a cada dia: “O que devo fazer da minha vida?”

No entanto, ‘ikigai’ não é apenas sobre satisfação pessoal.

No ano passado, Ken dos Remedios do festival cultural Hyper Japan disse ao ‘Independent’: “Embora não seja impossível ter ‘ikigai’ sem conexões sociais, é mais fácil sentir o ‘ikigai’ criando conexões sociais, talvez por causa do entrosamento social que a sociedade japonesa promove e que os japoneses são condicionados a procurar”.

De facto, o conceito tem as suas origens na ilha japonesa de Okinawa, que é considerada a maior população de centenários do mundo. Como resultado, acredita-se que o ‘ikigai’ pode não apenas ser a chave da felicidade, mas também da longevidade.

Como funciona?
Ken Mogi, um neurocientista e autor de ‘Awakening Your Ikigai’ (Despertar o seu Ikigai), explica que encontrar o propósito da vida usando este conceito de estilo de vida é focalizar o que ele descreve como “cinco pilares”: começando com pouco, aceitando-se a si mesmo, conectando-se com o mundo ao seu redor (através das pessoas e do meio ambiente), procurando pequenas alegrias e estando no aqui e agora.

Ele sugere concentrar-se no conceito nas primeiras horas depois de acordar, de forma a começar o dia com o pé direito.

Para encontrar o seu ‘ikigai’, as pessoas devem fazer as seguintes quatro perguntas:
1. O que é que amo?
2. Em que é que sou bom?
3. Pelo que posso ser pago agora – ou algo que se possa transformar na atividade futura?
4. O que é que o mundo precisa?

No livro de Garcia, ele e o co-autor Francesc Miralles descrevem as dez regras para ajudar a desbloquear o seu ‘ikigai’.

1. Mantenha-se ativo e não se reforme
2. Deixe a urgência para trás e adote um ritmo de vida mais lento
3. Coma apenas até estar 80% cheio
4. Rodeie-se de bons amigos
5. Fique em forma através de exercícios diários e suaves
6. Sorria e dê valor às pessoas em seu redor
7. Reconecte-se com a natureza
8. Dê graças a qualquer coisa que ilumine o dia e nos faça sentir vivos
9. Viva no momento
10. Siga o seu ‘ikigai’

Fotos: Instagram