Moda

Fátima Lopes assume o leme de mais um momento alto na capital

Na tarde deste sábado até o céu se abriu e dissipou a chuva e granizo que assolavam Lisboa para receber o desfile de Fátima Lopes, no antigo Museu dos Coches em Belém. Não foi programado, mas tudo se reuniu em prol de mais um momento alto da criadora madeirense.

Depois do sucesso em Paris que lhe valeu a nomeação para dois vestidos considerados no top dos mais bonitos da Paris Fashion Week, considerados pela renomada revista francesa “Madame Figaro” – ao lado de marcas como Chanel, Elie Saab ou Dior, entre outros -, a estilista cravou a bandeira de mais uma vitória em Lisboa.

Em grande, como há muito habituou, rematou o ciclo da temporada com o lançamento da coleção Outono-Inverno 2018/2019 na capital. Inspirada na música em geral, “fonte principal da criatividade”, apresentou as rendas e sedas como rainhas num contraponto entre o moderno e o clássico. Veja as fotos do desfile:

A passagem foi a confirmação de um trabalho muito antes executado… Ainda os holofotes estavam apagados e já Fátima Lopes ensaiava as modelos da sua agência ‘Face Models’ e, como uma verdadeira comandante, apurou os mais ínfimos detalhes.

“Desde o vergasto das cadeiras à música perfeita, organizo tudo”, confessou, reconhecendo que, face ao evento similar decorrido na capital francesa “onde estavam mais jornalistas da especialidade do que pessoas conhecias suas”, em Lisboa sente-se “mais em casa”, mantendo contudo a rigidez, até porque quer mostrar com orgulho ao seu país, o que criou.

Discretamente ao seu lado, teve o marido, o cirurgião plástico Ângelo Rebelo, que confessou ser um fervoroso admirador da criatividade de Fátima Lopes. Rodeada de amigos, colegas e família, reuniu perto de 1000 pessoas naquele que já é considerado por muitos e pela própria, depois do Portugal Fashion e da Moda Lisboa, como o evento de moda mais importante de Portugal.

Sofia Aparício, Eunice Muñoz, Cinha Jardim, Catarina Morazzo, Lili Caneças, Duarte Siopa, Manuela Moura Guedes, Francisco Penim, Rosa Soares, entre outros, sentaram-se na primeira fila e fizeram questão de aplaudir, de pé, a protagonista, que se emocionou com a ovação no final.

Veja as fotos de quem marcou presença:

Fotos: César Lomba