Atualidade

Futebolistas em Itália voltam à rotina enquanto Dani Alves cria polémica

No domingo (4), dia em que o capitão da Fiorentina foi encontrado morto num quarto de hotel em Udine, todos os jogos do campeonato italiano foram suspensos por respeito à perda do clube viola.

Mas na segunda-feira as outras equipas italianas regressaram aos treinos. Isso mesmo se pode ver pelo Instagram de André Silva.

O ex-jogador do FC Porto voltou à rotina no AC Milan.

⚽✌

Uma publicação partilhada por André Silva (@andresilva9) a

Nani, que alinha pela Lazio de Roma, pode não ter mostrado o regresso aos treinos, mas enviou as condolências: “Adeus Davide! Os meus pensamentos estão contigo e com a tua família!”

Dani Alves, que jogou na época passada na Juventus, foi menos emotivo nas declarações. O defesa do Paris Saint-Germain falou assim quando questionado sobre a tragédia: “Envio um caloroso abraço aos familiares por essa perda. Mas eu tenho pensamentos sobre a vida, e penso que estamos aqui para uma missão. E uma vez que cumprimos aqui, vamos para outro lugar. Penso que quando se completa a missão nesse mundo caótico, vamos para um mundo melhor que esse. Mas penso que no mundo morre milhares de crianças por outros problemas e não tem tanta repercussão, mas que são tão importantes quanto. Estamos aqui de passagem, e quando chega nossa hora, iremos. Sinto muito pela família dele, que certamente perdeu um ente muito querido. Mas para nós que estamos longe dele, sentimos por um companheiro de trabalho, mas certamente menos que seus familiares”.

Ora isto não caiu bem em Itália, especialmente nos jornais.

O “Gazzetta dello Sport” disse Dani Alves foi “indiferente” com a morte de Astori. Já o “Corriere dello Sport” classificou de “fria” a reação do brasileiro.

O jornal “Tuttosport” foi ainda mais duro com o jogador, dizendo que aquele “mostrou pouca elegância e um cinismo gélido” ao responder sobre a morte do capitão da Fiorentina.

Enquanto Dani Alves se tornou nos assuntos mais falados no Twitter, a Fiorentina regressou esta terça-feira àquela rede social para anunciar que os ‘viola’ e o Cagliari vão retirar a camisola 13 de Davide Astori.

Na segunda-feira soube-se que o jogador já tinha tudo acordado com a Fiorentina tendo em vista a renovação de contrato.

Por isso o clube de Florença decidiu agora renovar vitaliciamente o contrato do capitão, entregando mensalmente o seu salário à mulher e à filha de dois anos.

Davide Astori morreu em Udine, no hotel onde a equipa se encontrava em estágio para o jogo da Liga italiana, com a Udinese.

A autópsia realiza-se esta terça-feira.

As primeiras informações dão conta de que o atleta teria sofrido parada cardiorrespiratória por “causas naturais” enquanto dormia.

Embora a hipótese preliminar seja de enfarte, o responsável pela investigação Antonio de Nicolo, informou que o caso pode ser enquadrado como “homicídio culposo” (sem intenção de matar).

Isso porque, se comprovada a parada cardíaca como causa, a morte poderia ter sido evitada se houvesse melhor prevenção médica.

O funeral do ex-internacional italiano está marcado para quinta-feira, dia 8, em Florença, na Basilica di Santa Croce.

Imagens: Redes Sociais