Atualidade

Saiba o que fazer em caso de sismo

Esta manhã, foram muitos os portugueses que sentiram um sismo de magnitude 4.6 na escala de Richter, um dos maiores dos últimos anos. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera revela que o sismo foi registado pelas 11h51 nas estações da Rede Sísmica do Continente e teve epicentro a cerca de seis quilómetros a Norte-Nordeste de Arraiolos, no distrito de Évora.

Embora neste caso não tenham existido quaisquer efeitos significativos, é importante saber o que fazer em situações como estas, até porque Portugal tem uma posição geográfica que o torna particularmente sensível aos sismos.

Elabore um plano de emergência para que toda a família saiba como agir em caso de sismo. As crianças devem saber desligar a água, a eletricidade e o gás, para evitar curto-circuitos, incêndios ou inundações. Tenha junto do ao telefone uma lista com os números da Polícia, Bombeiros, Serviços Médicos e da Proteção Civil. Utilize o telefone unicamente em caso de extrema necessidade.

– Esteja preparado para uma situação de emergência. Organize um kit de emergência que inclua, uma lanterna, um rádio portátil e pilhas de reserva para ambos, assim como um extintor e um estojo de primeiros socorros. Armazene água e alimentos enlatados.

-A sua casa deve estar preparada para uma emergência. Fixe bem às paredes, chão ou teto os móveis, armários, estantes, candeeiros, etc., que podem soltar-se e caírem. Coloque os objetos pesados, ou de grande volume, no chão ou em estantes mais baixas. Assegure-se que objetos como espelhos ou quadros pesados não fiquem por cima de lugares como a cama ou sofá. Não coloque as camas perto das janelas.

-Não entre em pânico e ajude a aclamar as pessoas que estão junto a si. Evite ficar no meio da sala e afaste-se de chaminés, janelas, espelhos, vitrinas ou objetos que possam cair. Procure refúgio num canto da sala, debaixo do vão de uma porta interior, do pilar de uma trave mestra, ou de móveis sólidos, como mesas, camas ou secretárias. Ligue o rádio e fique atento às instruções.

-Numa situação de catástrofe é frequente existirem fugas de gás. Não acenda fósforos ou isqueiros, nem ligue o interruptor porque pode provocar uma explosão. Corte imediatamente o gás, a água e a eletricidade. Veja se a casa sofreu graves danos. Se ela não estiver segura saia para a rua, mas não utilize o elevador. Tenha cuidados com os vidros partidos e com os cabos de eletricidade soltos.

-Se estiver na rua no momento do sismo, afaste-se de árvores, postes elétricos, muros e edifícios, por causa da possível queda de escombros. Não vá para casa. Procure lugares abertos, como praças, descampados ou avenidas amplas. Mantenha-se num local seguro e não circule pelas ruas, deixando-as livres para as viaturas de socorro. Regresse a casa apenas quando as autoridades o aconselharem.

-Se estiver a conduzir no momento do sismo pare a viatura assim que for possível e permaneça dentro do veículo. Afaste-se de pontes, postes elétricos ou edifícios. Tenha cuidado com os cabos de alta tensão caídos e com os objetos que estejam em contacto com eles. Ligue o rádio e fique atento às instruções.

-Evite estar junto ao mar porque é possível que ocorra um tsunami na meia hora seguinte ao sismo. Em caso de alerta, vá rapidamente para uma zona alta e afastada da costa.

-A seguir ao sismo avalie o estado em que ficou o edifício onde se encontra porque podem ocorrer réplicas que derrubem as áreas danificadas. Utilize os telefones apenas em caso de urgência, quando existirem feridos graves, fugas de gás ou incêndios. Se existir a possibilidade de a água estar contaminada, consuma apenas água engarrafada. Ligue o rádio e fique atento às instruções.