Atualidade

Zé Pedro dos Xutos & Pontapés inicia nova batalha que “é para ganhar”

Este domingo à noite, o guitarrista da banda recorreu ao Facebook para dizer que vai começar um novo tratamento e uma nova batalha que “é para ganhar”.

Zé Pedro fez o anúncio um dia depois de os Xutos & Pontapés terem enchido o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, para o concerto de encerramento da digressão deste ano.

“Como sabem tenho andado na luta da vida com alguns problemas de saúde… Tentei e tento dar sempre o melhor de mim. (…) Amanhã começo um novo tratamento e garanto que é para GANHAR.
EU SEI LUTAR E ACREDITO”, escreveu, agradecendo à banda e a à mulher Cristina Avides de Moreira.

A publicação veio acompanhada de um vídeo desse concerto.

Nesse dia do concerto, 4 de novembro, Tim assumia pela primeira vez o estado de saúde de Zé Pedro. “No início não sabíamos se a saúde do Zé Pedro ia aguentar o esforço necessário; esta incerteza marcou a digressão, mas graças aos deuses e ao ânimo do Zé tivemos grandes concertos por todo o país, e ele só não tocou em Toronto por imposição nossa”, escreveu num texto na Revista do Expresso.

O concerto no Coliseu “foi montado para, de alguma forma, proteger a saúde do Zé (e a nossa) com um pequeno espaço acústico no meio para recuperar o fôlego”.

O guitarrista e fundador dos Xutos descobriu ser portador de Hepatite C em 2001 e desde então submeteu-se a diversos tratamentos.

Em 2011, submeteu-se a um transplante de fígado que o obrigou a ausentar-se de alguns concertos. Este ano, foi visto mais magro que o habitual e sem a habitual participação enérgica nos Xutos & Pontapés, como o ser o primeiro intermediário com o público ou as múltiplas entrevistas em que habitualmente se desdobrava.

No encerramento da digressão, Zé Pedro não escondeu a expectativa em publicações nas redes sociais. “Fiz uma beca de força e lá fui eu… dei comigo aos pulos no palco do Coliseu….”, comentou.

Xutos & Pontapés

Os Xutos & Pontapés vão agora concentrar-se na gravação de um novo álbum de estúdio, o sucessor de “Puro” de 2014. O disco já conta com uma canção de título “Duro” e uma outra da autoria de João Cabeleira.

Fotos: Facebook