Atualidade

Sismo na fronteira do Irão e Iraque faz 328 mortos

Um terramoto de magnitude 7.3 atingiu, no domingo à noite, a fronteira entre o Irão e Iraque e causou pelo menos 328 mortos em território iraniano, todos na província ocidental de Kermanshah, limítrofe do Iraque.

O abalo fez mais de 2500 feridos e, segundo uma das agências humanitárias, pelo menos 70 mil pessoas ficaram desalojadas.

O epicentro foi a sudeste de As-Sulaymaniyah, no norte do Iraque, precisamente junto à fronteira com o Irão e a 200 quilómetros de Bagdad. Também foi, de resto, sentido na capital iraquiana, ali com uma magnitude 6,5.

O terramoto ocorreu por volta das 21h20 (18h20 em Lisboa), a uma profundidade de 33,9 quilómetros. Foi sentido em vários outros países do Médio Oriente, como a Turquia, o Kuwait e o Qatar.

Habitantes de várias províncias iraquianas contactadas pela agência Efe contaram que o sismo se sentiu durante vários minutos, mas ainda não há informações oficiais sobre a extensão dos danos.

A agência de notícias do Kuwait divulgou que o terramoto também se fez sentir naquele país do Golfo Pérsico, mas com intensidade menor, entre 04 e 05 na escala de Richter.

O abalo sentiu-se também na cidade de Kirkuk, danificando habitações e obrigando os habitantes a saírem dos edifícios.

Fotos: Twitter