Saúde & bem-estar

Sensação de frio ou calor está prestes a acabar com esta criação

Uma equipa de cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveu um novo produto que promete acabar com as típicas frases “estou a morrer de calor” ou “está muito frio”: chama-se Embr Wave.

Trata-se de uma pulseira que funciona como um verdadeiro termómetro corporal, na qual basta pressionar um botão para regular a temperatura do corpo instantaneamente.

“É um produto para pessoas com muito calor ou frio, que oferece uma sensação de alívio térmico”, explica o co-fundador da Embr Labs, Sam Shames. “Aquece ou arrefece um ponto no corpo e ajuda-nos a melhorar o conforto, sem alterar a temperatura central”.

Na verdade, esta pulseira não altera quão quente ou frio o corpo está. Em vez disso, utiliza truques para que o corpo e o cérebro percebam uma temperatura ligeiramente diferente. Resumindo de uma forma simples, o acessório recria a sensação fria de um cubo de gelo a passar na pele no verão ou o calor das mãos numa lareira no inverno.

O dispositivo portátil envia uma determinada sensação através da pele super sensível do pulso. Quando esses nervos sentem um ajuste direto da temperatura, é enviado um sinal para o cérebro, sendo assim que a magia acontece.

Alterar a temperatura de uma parte do corpo pode ter um forte impacto sobre como a pessoa se sente no geral. “Isto mostra que há muito mais sobre a sensação de temperatura, ou a experiência subjetiva da temperatura, daquilo que as pessoas realmente percebem”, diz Shames.

A produção da pulseira foi feita através de uma campanha de crowdfunding no site Kick Starter, que conseguiu quatro vezes mais daquilo a que se propunha inicialmente.

De acordo com a equipa responsável por esta ideia, a pulseira tem uma bateria recarregável, que dura mais de 25 sessões numa única carga. Neste momento, o produto já está em pré-venda por 299 dólares, cerca de 254 euros, e as entregas começam em fevereiro de 2018.