Atualidade

Luís Figo pronto para novo desafio na UEFA

“É uma honra e um privilégio juntar-me à UEFA como conselheiro de futebol! Estou ansioso para trabalhar com o presidente Aleksander Čeferin”, escreveu o antigo craque português no Instagram esta quarta-feira.

Na fotografia Luís Figo surge a dar um aperto de mão ao presidente da UEFA.

Refere a página, em português, da UEFA que “enquanto jogador, foi uma estrela de nível mundial que conquistou vários títulos e prémios durante uma ilustre carreira que durou quase duas décadas”.

Por isso “agora, Luís Figo vai colocar o seu vasto conhecimento e experiência futebolísticos ao serviço da UEFA, ingressando no organismo como conselheiro para o futebol”.

O antigo vencedor da UEFA Champions League (em 2002 com o Real Madrid) vai trabalhar de perto com Aleksander Čeferin e com a Divisão de Futebol em diversos assuntos relacionados com a modalidade, incluindo aspetos técnicos, leis do jogo e a atração geral que suscita o futebol. Será igualmente figura de relevo do programa de embaixadores da UEFA.

“Luís Figo foi um jogador fantástico que revelou conduta exemplar dentro e fora do campo”, disse o Presidente da UEFA à página. “É uma figura altamente respeitada na modalidade e estou muito satisfeito por reforçar a nossa equipa. A sua imensa experiência futebolística será um ativo muito valioso para a UEFA.”

Já Figo salientou o seu percurso no futebol e na importância que pode ter nesta função. “Tive a sorte de acumular experiência suficiente e acredito que posso ter uma influência positiva ao difundir os meus conhecimentos. O futebol está constantemente a evoluir. Tenho o privilégio de estar envolvido com a UEFA e gostaria de agradecer a Aleksander Čeferin por me dar esta oportunidade.”

Além de ter ganho a Liga dos Campeões em 2002, o ex-jogador tem uma Taça dos Vencedores das Taças, duas SuperTaças Europeias da UEFA no seu palmarés a a Bola de Ouro em 2000.

Luís Figo com a sua Bola de Ouro

Só lhe faltou um primeiro lugar com a seleção nacional. Ainda assim, chegou à final do Europeu de Futebol em 2004 em solo português e tornou-se aí no jogador português mais internacional de sempre, com 127 jogos, registo entretanto ultrapassado por Cristiano Ronaldo.

“Aprendi tanto com o futebol que agora estou realmente entusiasmado por poder retribuir”, acrescentou Figo. “Quando comecei a jogar futebol profissional, em 1990, estava longe de imaginar que um dia teria a oportunidade de ingressar na UEFA, trabalhando com o seu presidente e alguns dos nomes mais importantes da modalidade a nível mundial.”

Figo junta-se a nomes como Nadine Kessler (diretora da unidade de Futebol Feminino) e Dejan Stanković, que começaram a trabalhar na UEFA no início do ano, também como conselheiros para o futebol.

Fotos: Instagram e UEFA