Lifestyle

Está à procura de emprego? Isto é o que deve e não deve ter no currículo

A maioria das empresas não gosta do seu currículo? Se isso acontece é porque pode ser pouco interessante, ou muito parecido com os outros todos.

Uma das principais razões que tornam os currículos pouco apelativos para os empregadores é a linguagem: normalmente pouco interessante e formal, digna de um tratado real que é capaz de perder o significado de ter uma boa “história”.

Para tornar um currículo poderoso, é preciso livrar-se da linguagem “predefinida” e substituí-la por uma mais “humana”.

Isto é o que deve incluir no seu CV:
1. Link do seu perfil no LinkedIn
Entre no LinkedIn e vá à página “Editar Perfil” para definir um URL único para o seu perfil. Assim, pode adicioná-lo ao seu currículo e incluí-lo na assinatura dos seus emails relativos à procura de emprego.

2. Posição relevante
Um dos tópicos mais importantes a ter no currículo é o título profissional logo no topo. Escolha um título referente à posição que quer ou costumize o seu currículo para adaptar o título para cada empresa à qual se candidatar.

3. Currículo poderoso
Transmita confiança. Exponha no CV as suas melhores qualidades, que reforçam o seu interesse e adaptação ao lugar a que se propõe.

4. A palavra “eu”
Deve usar a palavra “eu” no seu currículo. Escreva na primeira pessoa, evitando outro tempo verbal.

5. Frases completas
Usar frases completas em vez de excertos. Dá um tom mais pessoal ao currículo.

6. Explicação para cada mudança de emprego
Muitos empregadores apreciam quando explica a razão para ter abandonado empregos anteriores.

7. Carta de recomendação de cada empregador
Qual é o seu valor de mercado? Sem a carta de recomendação, essa questão não fica clara para o entrevistador.

8. Declaração de enquadramento para cada cargo
Pode ser relevante explicar a forma como entrou e saiu de cada um dos empregos anteriores.

9. Histórias onde superou desafios
É importante adicionar algumas histórias que demostrem superação de desafios. Essas histórias devem ser curtas e descrever as suas conquistas e não as tarefas e deveres do seu trabalho.

10. Grave a sua voz
A última coisa que deve adicionar ao seu currículo é a sua própria voz. Uma tendência cada vez maior nas seleções de trainees são currículos em vídeo, com uma apresentação mais informal.

E isto é o que tem de remover do seu currículo:
1. Morada
Ninguém precisa de saber o seu endereço. O empregador não lhe irá enviar uma carta, por isso pode removê-lo, deixando apenas indicação da sua cidade.

2. Endereço de email inapropriado
Assegure-se de que o seu endereço de email é profissional. Reserve os emails “estranhos” restritos à sua vida pessoal.

3. “Sinopse” genérica (ou nenhuma)
Não escreva um resumo que não diz nada, como por exemplo “motivado, proativo e com boa capacidade de comunicação”. Se é mesmo um bom comunicador, então expresse-se de forma direta e assertiva no seu currículo!

4. Meses em que começou cada emprego anterior
Não precisa de incluir os meses de início e fim dos empregos que teve. Inclua apenas os anos.

5. A própria marca da empresa
Quando descrever cada empresa para a qual trabalhou, descreva-a por palavras suas. Não copie o resumo do site da empresa, que normalmente tende a ser chato e pesado. Os empregadores querem saber o que acha que a empresa faz, não o que o site diz sobre ela.

6. Tarefas e deveres
Esqueça as suas tarefas e deveres. Pode ir mais além do seu título profissional. Em vez disso, conte o que deixou como legado.

7. Elogios
Resista ao impulso de usar elogios como “eu sou uma pessoa inteligente e com boas capacidades em marketing”. Não é qualificado para dizer se é inteligente e habilidoso ou não. As pessoas que o conhecem farão essa avaliação.

8. Conquistas
Precisa apenas de uma ou duas histórias de desafios superados por emprego – e não 15 delas. O seu empregador pode ficar entediado, pois o seu currículo deve ter uma ou duas páginas.

9. Trabalhos antigos e irrelevantes
Deixe de fora empregos que teve há anos, especialmente se não forem relevantes para os cargos aos quais está a concorrer.

10. Formatação
Livre-se de qualquer floreio num estilo datado. A não ser que seja designer gráfico, quanto mais simples for o seu currículo, melhor.