Atualidade

Árbitra Suíça impõe-se num Mundial masculino

O poder das mulheres no mundo começa a ser olhado com seriedade a todos os níveis e a prova é que, no sábado, Esther Staubli faz história no mundo do futebol, ao tornar-se a primeira mulher a arbitrar um jogo num Mundial masculino sub-17.

A suíça, de 38 anos, apitará o Japão- Nova Caledónia, a contar para a primeira jornada da fase de grupos do Mundial que se realiza na Índia, fazendo parte do grupo de sete mulheres convidadas pela FIFA.

Esther tem já uma vasta experiência e é arbitra internacional desde 2006, tendo já atuado na Taça do Mundo e na final da Liga dos Campeões, em 2015, tendo também trabalhado nos Jogos Olímpicos do Rio, o ano passado, mas sempre e só em encontros femininos.

Em comunicado, o organismo máximo do futebol reconhece que selecionar árbitras para apitar numa competição masculina é consequência do programa do departamento de arbitragem da entidade, iniciado em 2016. “Os resultados positivos e as melhorias observadas nos preparativos mostraram que chegou a hora de árbitras apitarem em competições masculinas de elite juntamente com os colegas do sexo masculino”, lê-se no documento.