Atualidade

Reis da Holanda celebram novo ano de trabalho com festa a preceito

Todas as terceiras terça-feira de setembro são ‘Prinsjesdag’, ou seja o Dia do Príncipe. No fundo trata-se, na Holanda, do dia em que os monarcas reinantes fazem a abertura festiva do novo ano dos Estados-Gerais (Primeira e Segunda Câmara).

A cidade de Haia engalanou-se então para a ocasião, com muitos populares a marcarem vez nos lugares sentados de forma a verem de perto os elementos da família real.

O destaque foi para o rei Willem-Alexander, encarregue de fazer um discurso e ouvir os principais planos do governo holandês para o próximo ano.

A seu lado estava a sua mulher, a rainha Máxima, sendo que os dois chegaram ao Binnenhof com o príncipe Constantijn (irmão do rei), princesa Laurentien (mulher de Constantijn) e a princesa Beatrix (antiga monarca da Holanda, que renunciou ao trono em prol do filho).

Mesmo quando a família real saiu do Palácio Noordeinde, numa carruagem de vidro, até Binnenhof tiveram a população a assistir ao percurso ‘in loco’.

Os elementos da casa Orange estavam vestidos a preceito: Willem-Alexander usou um colete cinza com casaco preto e a Ordem Militar de Cavaleiro Willems; Máxima um vestido azul com um chapéu e a Estrela da Grande Cruz da Ordem do Leão Holandês na faixa a tiracolo; Constantijn também levou um colete cinza com casaco preto e a Grande Cruz da Ordem do Leão Holandês; sendo que Laurentien optou por um vestido e chapéu cinzas, feitos por uma técnica especial de tecelagem, combinados com os ornamentos pertencentes ao Grootkruis na Ordem da Laranja da Casa.

Veja as fotos, já partilhadas nas redes sociais da casa real da Holanda:

Fotos: Casa Real Holandesa