Atualidade

Rainha Letizia longe dos holofotes em dia de aniversário

A antiga jornalista faz 45 anos esta esta sexta-feira de parabéns, mas como vem sendo normal, suspendeu a agenda oficial para celebrar a data na intimidade. Um hábito que a agora rainha de Espanha introduziu na Casa Real quando ficou noiva de Don Filipe em 2004.

O rei tem dois compromissos, durante a manhã, em Cádiz, mas a tarde livre permitir-lhe-á dedicar todas as atenções a Letizia. Os planos, se seguirem os gostos pessoais, podem passar por um jantar a dois, seguido de uma noite de cinema.

Divorciada e plebeia, a aniversariante escreve uma história que poderia figurar em qualquer conto de princesas. Por amor, deixou o dever de informar, passando para o outro lado da barricada, sempre sob a mira da imprensa e dos críticos.

Com forte personalidade, Dona Letizia já mostrou que sabe o protocolo que aprendeu, não deixando de aplicar a exceção à regra quando assim entende. E até mesmo a forma de se vestir prima pela ousadia que a moda dita.

Fã de cirurgias plásticas, a rainha apurou-se para um cargo que nunca terá sonhado, embora o destino e o jornalismo a tenham posto no caminho de Felipe. Catorze anos depois, o casal tem duas filhas, a princesa Leonor e a infanta Sofia, que também já ocupam um lugar em alguns atos da monarquia espanhola ao lado dos pais.