Saúde & bem-estar

Quer ficar saciado sem comer porcarias? Tenha isto à mão

Quando sentimos fome de forma mais ou menos repentina, a primeira coisa que pensamos em comer é alimentos calóricos e/ou ricos em açúcar.

Essa fome – que nem sempre é orgânica, mas sim emocional – deve-se à pouca ingestão de alimentos saciantes, isto é, de alimentos que regulam os níveis de açúcar no sangue e que mantêm a fome bem longe.

No leque de alimentos que mais promovem a saciedade encontra-se o ovo, como explica o site ‘Deporte y Vida’.

Este alimento de origem animal é conhecido por ajudar a manter a boa forma e a boa saúde, não só por ser altamente nutritivo, mas também por promover uma maior saciedade, algo que se consegue devido ao teor proteico que possuem.

Ainda no que diz respeito aos alimentos de origem animal, o salmão é um outro aliado, pois combina a proteína, com a fibra e ainda com ácidos gordos ómega 3, uma espécie de cocktail ‘anti-fome inesperada’.

Também à boleia dos níveis de proteína que possui, o feijão preto é um outro alimento a incluir na dieta. Esta leguminosa é ainda detentora de altos níveis de fibra, um dos nutrientes que mais promove a sensação de ‘barriga cheia’.

E por falar em fibra, o pão de centeio é também uma excelente aposta, lê-se na publicação que cita um estudo que revela que o consumo deste tipo de pão ao pequeno almoço ajuda a ter menos fome durante algumas horas.

E como petiscar faz bem à saúde (a Universidade de Harvard defende o hábito de petiscar, desde que sejam feitas as escolhas mais acertadas e tal não implique abdicar de outras refeições), as amêndoas são um outro alimento que, segundo a publicação, promovem a saciedade e previnem a ingestão de alimentos prejudiciais à saúde.

Este fruto seco tem múltiplos benefícios para a saúde e muito graças aos elevados níveis de magnésio e vitamina E, que lutam contra o stress oxidativo (um dos fatores que mais desregula as hormonas e provoca a sensação de fome).