Lifestyle

Aprenda a usar o soutien de forma correta

Usar sutiãs que não são do tamanho ou copa apropriados pode ser prejudicial ao peito e às costas. Os médicos alertam que, além de problemas cosméticos, como hematomas ou altos salientes, podem levar a dores nas costas, nos ombros e no peito, agravar dores de cabeça e causar dificuldades respiratórias.

Por isso é importante saber como usar o soutien de forma correta. Primeiro há que escolher o tamanho certo.

Pegue numa fita métrica e meça os seus seios e o seu tórax. Ao comprar um soutien, pesquise a tabela de medidas da marca e procure encaixar as suas medidas. Caso esteja numa loja física (e não virtual), peça diferentes tamanhos para acertar. Pode haver uma pequena variação entre uma marca e outra. E a ajuda do/a funcionário/a também é um ‘plus’.

Os aros devem cercar o peito completamente. E as costas devem ficar paralelas ao chão: se estas fazem um arco, por mais ligeiro que seja, este soutien não tem o tamanho certo para si.

Isto acontece quando o peito não esta a ser bem suportado e está a puxar todo o soutien para baixo; aumente o número da copa e verá as diferenças.

Ajuste as alças para um tamanho que você acredita ser o ideal. É mais fácil fazer isso fora do corpo. A parte de trás do soutien deve estar alinhada com a parte da frente, não pode “subir”.

Se isso acontecer é porque as alças estão apertadas demais ou porque há um problema com a modelagem. Pode ter de retirar o soutien e ajustar novamente as alças ou tentar fazer isso no próprio corpo.

Depois ajuste o soutien nos seios. Este é o grande segredo de vestir a peça da maneira correta.

É necessário que a mulher “puxe” delicadamente os seios para cima e tente encaixá-los de forma direita dentro da copa. O aro do soutien não pode ficar em cima dos seios. Se isso acontecer, é porque a lingerie provavelmente está pequena.

As linhas “shape” já estão disponíveis em várias marcas e modelos, por isso não tem que ter medo de usar um body ou um bustier, se tem um estômago proeminente ou uma cintura pouco definida. Usar este tipo de roupa interior pode realmente dar-lhe uma nova forma à cintura e busto, bem como uma nova auto-confiança.

Se procura minimizar o tamanho do seu busto, utilize soutiens de desporto, cuja função é mesmo imobilizar e alisar o peito para uma melhor e mais confortável performance.

Não compre o soutien se: o soutien se mexe ao levantar os braços – este deve ficar imóvel. Experimente aumentar o tamanho das alças. Se isso não funcionar, o tamanho está errado.

Ou se os aros do soutien não assentam no peito: os aros não devem ter um espaço entre o peito e eles mesmos. Isto acontece porque está a experimentar um soutien com uma copa muito pequena.

Ou se sentir desconforto. Tal como não compraria um par de sapatos que a aleijam, também não compre um soutien com um aro que a aleija, ou umas alças que a deixam marcada.

E se o seu peito sai por cima ou pelos lados da copa do soutien. Experimente uma copa a cima, e não tenha medo de mudar. Para saber se a copa é a correta, quando toca no aro, perto da zona da axila, a pele que tem de baixo do mesmo deve ser pele da axila e não do peito. Se for do peito, precisa de uma copa maior.

Se tem um peito pequeno, pode optar por um soutien com enchimento para dar mais volume, quer seja de gel ou uma almofada removível, as opções no mercado são imensas.

Se por outro lado não quer aumentar o volume do seu peito, opte por um soutien com uma forma triangular com ou sem aros e terá o suporte que procura. Procure copas AA ou A, para obter melhores resultados e melhor suporte.

Para suportar um peito moderado, um soutien com copa e aro passa a ser necessário. Se procura um efeito mais provocador, escolha um soutien com push-up; vai dar-lhe um lift sem que o seu busto fique com um aspeto artificial. Pode optar por soutiens com diferentes cortes e decotes. Procure por copas B e C.

Soutiens para peitos grandes passam a ter de possuir uma faixa larga por de baixo do peito para dar mais suporte e conforto. Alças largas são recomendadas e muito bem vindas, bem como um decote pouco recortado, de preferência opte por uma copa redonda que cobra o peito todo.

Se pretende reduzir o volume do peito opte por um soutien redutor. Procure copas D, DD, E e por ai em diante.

Opte por roupa interior com cor carne, branco ou preto, pois estas cores vão ser mais fáceis de conjugar com a sua roupa, e por sua vez, mais fáceis de esconder.

Soutiens lisos são também uma boa opção, pois não vão deixar visíveis nas roupas as marcas que muitos soutiens de renda deixam.

E se tiver dúvidas, veja este vídeo:

Fotos: Instagram