Atualidade

Usain Bolt termina carreira com lesão, queda e agradecimentos

Seguramente não era um fim que o mundo quisesse ver, muito menos o próprio atleta. O melhor sprinter de sempre saiu da pista dos Mundiais de Londres, este sábado, sem ter concluído a prova.

Ele que era o último da equipa da Jamaica na prova 4×100 metros estafetas lesionou-se durante a corrida, caindo no chão e ali ficou até depois da Grã-Bretanha, dos EUA e do Japão celebraram as medalhas de ouro, prata e bronze, respetivamente.

Ainda assim, Usain Bolt recorreu às suas redes sociais para deixar agradecimentos.

“Obrigado pessoal. Amor infinito para os meus fãs #AmarSozinho”, escreveu na legenda da fotografia onde está a ser confortado pelos colegas da equipa.

Enquanto Bolt se contorcia de dor, física mas essencialmente psicológica já que não conseguiu terminar a última prova da sua carreira, o Estádio Olímpico de Londres vibrava com a surpreendente e recordista vitória da Grã-Bretanha (37,47 segundos, contra os 37,52s dos EUA e 38,04s do Japão).

Bolt despede-se dos Mundiais apenas com uma medalha de bronze nos 100 metros.

Kevin Jones, médico da delegação jamaicana no Mundial, revelou o estado de espírito do velocista: “É uma cãibra nos isquiotibiais do lado esquerdo [conjunto de músculos localizado na face posterior da coxa], mas a dor maior é pelo desapontamento de perder a corrida. As últimas três semanas foram difíceis para ele. Esperamos o melhor para Bolt”.

Esta foi apenas a segunda vez que o jamaicano não subiu ao pódio numa grande competição. A outra foi nos 100m, no Mundial de Daegu, em 2011, quando ele teve uma falsa partida.

Além disso, viu ser-lhe retirado o ouro ganho nas 4x100m estafetas nos Jogos Olímpicos de Pequim, porque Nesta Carter depois caiu no doping.

Apesar de tudo tem um currículo impressionante: oito medalhas de ouro em Jogos Olímpicos (único na história das provas de velocidade a alcançá-lo) e 14 medalhas em Mundiais (recorde no setor masculino), onze delas de ouro, nas provas de 100, 200 e 4×100 metros. É ainda o recordista mundial do hectómetro (9,58s) e do duplo hectómetro (19,19s).

O ‘Lightning Bolt’ volta hoje, domingo, ao estádio de Londres para receber uma homenagem especial da IAAF (Federação Internacional de Atletismo).

Fotos: Redes Sociais