Atualidade

Rainha Máxima da Holanda chora morte do pai

Jorge Zorreguieta, de 89 anos, lutava há vários anos contra uma forma de linfoma não-Hodgkin. Esta terça-feira, 8 de agosto, o pai da rainha Máxima da Holanda não resistiu à doença e faleceu, numa clínica em Buenos Aires, Argentina, onde estava internado.

“Sua Majestade a Rainha Máxima e Sua Majestade o Rei Willem-Alexander partilham com grande tristeza que o Sr. Jorge Horacio Zorreguieta, o pai da rainha Máxima faleceu em Buenos Aires em 08 de agosto de 2017, com a idade de 89 anos. Sr. Zorreguieta sofreu durante muito tempo uma forma de linfoma não-Hodgkin”, refere o comunicado publicado no site da casa real holandesa.

“O funeral terá lugar em privado. Rainha Maxima, o rei Willem-Alexander e suas filhas, a princesas Catharina-Amalia, Alexia e Ariane estarão presentes”, lê-se ainda.

A monarca já está na Argentina, conforme referem alguns jornais do país, que a fotografaram ao lado da mãe María del Carmen Cerruti, à saída de um restaurante que fica perto da clínica Fundaleu, centro especializado no tratamento de pacientes com leucemia onde estava o pai.

Jorge Horacio Zorreguieta foi ministro de Agricultura durante a ditadura militar argentina de Videla (1976-1983), um passado que lhe impediu de estar no casamento da sua filha Máxima com o então príncipe da Holanda, em 2002, e anos depois à sua coroação como rainha, em 2013.

Durante esses anos foi Máxima quem se deslocou com frequência à Argentina para reunir-se com a sua família. Mas com o passar do tempo, a Rainha já contou com a presença do pai nos batizados das filhas e na festa do seu 40º aniversário.