Lifestyle

Quer descansar? Descubra estes sete retiros de yoga de visita obrigatória

Com a chegada do mês das férias por excelência, chega o momento de relaxar, de ter finalmente aquela pausa merecida do seu trabalho e do stress do dia a dia.

Se faz parte dos 14% da população portuguesa que deseja tirar umas férias relaxantes num spa ou a fazer yoga, a momondo mostra-lhe sete dos melhores retiros do mundo. Limpe a sua mente, encha a sua mala e parta à descoberta do seu “eu” interior.

1. Koh Samui – Tailândia
Se está à procura de um cenário tropical e de um tempo quente, diga “olá” à Tailândia. Embora à primeira vista Koh Samui não pareça sinónimo de tranquilidade, a verdade é que além dos resorts familiares e das praias lotadas encontrará o retiro Samahita que lhe oferecerá tudo aquilo a que tem direito: desde retiros em grupo a programas de bem-estar, perda de peso e desintoxicação. Poderá moldar a sua experiência exatamente às suas necessidades.
Não deixe de respirar o ar puro à medida que pratica yoga na shala (estúdio de yoga) e respire fundo ao contemplar a calma do jardim de meditação. Não deixe, claro está, de dar um mergulho na piscina de água salgada.

2. Aruba – Caraíbas
Quilómetros intermináveis de praias de areias brancas, água cristalina e sol durante todo o ano. Parece-lhe bem? Então dirija-se para Aruba, nas Caraíbas, e não deixe de acrescentar alguma aventura às suas férias relaxantes: nestas praias encontrará as condições ideais para fazer windsurf, kitesurf ou mergulho.

O retiro Yoga Island oferece-lhe a oportunidade de meditar e enveredar numa aventura de auto descoberta, ao mesmo tempo que o incentiva a testar o seu equilíbrio com SUP Yoga (yoga realizado em cima de uma prancha de Paddle) e a navegar até ao pôr do sol.

3. Bali – Indonésia
Conhecida como a “ilha dos deuses”, Bali é um dos destinos que mais tem a oferecer no que toca a retiros de yoga.

Localizado dentro de uma floresta tropical perto de Ubud, acima de um rio sagrado com vista para um templo divino, o retiro Blooming Lotus Yoga promete oferecer-lhe a paz que procura e rejuvenescer-lhe tanto o corpo como também a mente e espírito.

Lições diárias são combinadas com workshops em asana (postura), meditação e pranayama (controlo respiratório), bem como com tratamentos de saúde opcionais ou excursões pelas redondezas.

Não deixe de aproveitar esta oportunidade e saia de lá com a sua virabhadrasana (pose de guerreiro) pronta para enfrentar o dia a dia.

4. Santa Teresa – Costa Rica
Santa Teresa é conhecida por atrair entusiastas de yoga e amantes de spa de todo o mundo. Uma floresta tropical que corre até uma praia de palmeiras, o reflexo do sol nas águas cristalinas, o céu azul sem nuvens, o clima tropical… gosta?

É esta a oferta que o retiro Nautilus Boutique Hotel lhe oferece. Existem sessões de yoga duas vezes por dia, de 90 minutos de duração cada uma, mas se quiser pode optar por fazer uma sessão privada.

Os terraços privativos, a piscina, massagens no quarto e um restaurante de comida orgânica farão certamente a sua experiência inesquecível.

5. Loviisa – Finlândia
Está à procura de uma escapadela de um trabalho exaustivo? A Villa Mandala Manor & Resort, na cidade de Loviisa, é o local ideal para si.

Com um foco especializado em alívio de stress e nutrição culinária, a Villa Mandala organiza cerca de cinco retiros de yoga todos os anos, tendo na natureza um dos elementos essenciais: poderá contar com caminhadas silenciosas pelas florestas, um mergulho num lago das redondezas ou um passeio de bicicleta pelo campo finlandês.

Para terminar bem a sua viagem, não se esqueça de experimentar a sauna terapêutica à base de ervas.

6. Goa – Índia
Com centenas de retiros, a Índia é o lar do yoga. Para combinar umas férias na praia com umas sessões tranquilas de yoga no meio de palmeiras visite o retiro Little Cove Yoga, localizado em Cola Beach na antiga província portuguesa de Goa.

Para ficar o mais próximo com a natureza possível, ficará alojado em casas amigas do ambiente entre palmeiras de coco diretamente na praia e terá duas refeições vegetarianas indianas por dia.

As sessões de yoga concentrar-se-ão em ajudá-lo a descobrir a calma interior e a atingir uma boa saúde física e mental. Também poderá optar por massagens e tratamentos tradicionais de Ayurveda (práticas de medicina alternativa originárias do subcontinente indiano).

7. Bornholm – Dinamarca
Conhecida como a ilha solarenga da Dinamarca, em Bornholm encontrará penhascos abruptos que caem diretamente no mar Báltico, praias brancas calcárias, grandes florestas onde a luz delicada se filtra e cidades e aldeias pitorescas.

O The Bornholm Yoga & Retreat Center, dedicado ao corpo, à alma e à natureza, realiza vários retiros por ano.

No retiro “Mudança no Silêncio Weekend” será encorajado a deixar todos os dispositivos de comunicação para trás e a mergulhar no mundo do silêncio.

Esta jornada começa e termina na natureza: conte com caminhadas nas florestas vizinhas e ao longo da costa, novas técnicas de respiração e meditação na praia. Cada dia terminará com uma refeição vegetariana orgânica caseira, servida por uma fogueira na praia.

Se procura umas férias fora do normal e repor energias tanto a nível físico como mental, não deixe de considerar estes sete maravilhosos retiros. Regressará das suas férias mais zen e capaz de ultrapassar cada desafio que o seu quotidiano lhe oferecer.