Atualidade

Lupita faz dedicatória emocionante ao pai e revela ensinamentos de vida

Peter Anyang’ Nyong’o é o novo governador do Condado de Kisumu, no Quénia, e a atriz – sua filha – resolveu agradecer a quem votou nele “nesta sua nova jornada de representação sócio-política”.

E fê-lo de uma forma inspiradora. Lupita Nyong’o revelou as dicas de vida que o pai lhe ensinou e que a fizeram transformar-se numa jovem confiante.

Numa carta emocionante, publicada no Facebook, a atriz oscarizada – que não pôde estar presente na cerimónia de tomada de posse – mostrou os dez ensinamentos que ouviu do progenitor durante a infância.

“To celebrate this day from afar, I reflect on the 10 Things My Daddy Told Me When I Was A Kid That Gave Me Confidence” (Para celebrar este dia ao longe, reflito sobre as 10 coisas que o meu pai me disse quando era criança que me deram confiança), descreveu Lupita.

Ora veja:
Tu és esperta
Interpretei isso como todos os significados que conheço. No Quénia, nós dizemos “esperta” para quem se veste bem e para quem é inteligente. Isso sempre me fez sentir especial e valiosa.

Vai ficar tudo bem
Ele dizia sempre isso quando enfrentávamos os nossos problemas de infância, como uma bulha, a cabeça partida de uma boneca ou uma peça de roupa perdida. Mas ele também usa esta frase quando me preocupo com problemas de adultos. Sempre que me dizia isso, ele abraçava-me e fazia-me sentir conforto e segurança. Eu sabia que ele faria de tudo para salvar a minha vida e que está a fazer o mesmo para tornar o país melhor para todos.

Tu és capaz de tudo
O meu pai nunca me fez sentir inferior por ser mulher. Ele apoiou-me quando tinha atitudes que a sociedade dizia ser “coisas de meninos”: como assobiar, vestir-me como Kriss Kross [um duo de rap norte-americano da década de 90] e, até mesmo, escalar árvores. Ele foi o meu primeiro exemplo de como o feminismo pode estar no discurso de um homem.

Independentemente do que fizeres, fá-lo com excelência
Sonhar alto foi algo que ele sempre me inspirou a fazer. Ele adorava ouvir as minhas ideias aventureiras e às vezes irrealistas e românticas. Ele fez isso com todos os seus filhos. Juntamente com a minha mãe, o meu pai ensinou-me a ousar imaginar um mundo ideal e fazer disso uma realidade.

Conhecimento é poder
Ele sempre leu muito e foi um exemplo de como a educação nunca tem fim. Ensinou-me que aprender é uma das formas para ficar jovem, bonita e relevante. Uma mente livre é mais forte que um corpo livre.

Mostra-me
O meu pai sempre amou aprender com os seus filhos. Ele não tinha medo de admitir o que ele não sabia; e admitir que sou ignorante em relação a alguns assuntos salvou-me de momentos embaraçosos ao longo da vida. A falta de conhecimento não é um crime. Recusar-se a aprender é.

Considerar o outro lado
Sempre há dois lados da moeda. Estar aberto a identificar o outro lado de um argumento torna-te mais forte e, principalmente, mais empática.

Precisas lutar pelo que acreditas 
Esse é um dos principais ensinamentos do meu pai. Ele vive desta forma e ensina isso a todos ao seu redor, para tornar o mundo um lugar melhor. Eu faço a mesma coisa. Pessoas boas precisam agir para deixar equilibrado um mundo cheio de pessoas a querer estragar a energia positiva.

“Muito bom! ‘A’ menos”
Ele ensinou-me que por mais que fizéssemos algo de forma correta e boa, sempre há uma maneira de melhorar. É sobre não se vangloriar demais e ao mesmo tempo não se colocar para baixo demais.

O papá ama-te
Ele diz-me isso o tempo inteiro. É uma lembrança que ele me ama, mas, além disso, que eu sempre serei a sua menina. Conforme a vida nos torna mais adultos, é confortante saber que todos, aos olhos dos nossos pais, somos uma eterna criança inocente. O amor puro vem disso.