Saúde & bem-estar

Kiwi, o fruto que nos fortalece ao mesmo tempo que emagrece

O kiwi é uma forma natural e deliciosa para emagrecer mais rapidamente, pois esta fruta, além de conter apenas 45 calorias por unidade (75 g), é bastante rica em fibras que ajudam o intestino a funcionar e aumentam a sensação de saciedade, evitando a ingestão exagerada de alimentos.

No entanto, usar somente o kiwi na dieta não é o suficiente para emagrecer, devendo ser utilizado como substituto para alimentos com mais calorias.

Por isso, para emagrecer deve-se tentar incluir o kiwi nas saladas ao almoço ou lanche, ou pode-se optar por misturar esta fruta num sumo, substituindo outras frutas mais doces e calóricas como manga, abacate ou uva.

O kiwi além de ajudar a emagrecer também possui muitos outros benefícios importantes como:

  • Previne a prisão de ventre: rico em fibras que facilita o funcionamento do intestino e, devido à sua acidez, também aumenta os movimentos do intestino, funcionando como um laxante natural;
  • Aumenta o colesterol bom e diminui o mau: além de possuir fibra, também contém elevadas quantidades de clorofila que desintoxicam o organismo.
    • Diminui a retenção de líquidos: é uma fruta rica em potássio e vitamina C, que evitam a acumulação de água no organismo, impedindo o inchaço das mãos, pés e barriga. Está comprovado que o alto teor de vitamina C do kiwi, juntamente com outros compostos antioxidantes, fortalece o sistema imunológico.
  • Regula a pressão arterial: devido à sua capacidade para eliminar o excesso de líquidos, facilita o trabalho do coração, diminuindo a pressão arterial;

Porém, o kiwi é uma fruta muito ácida e, por isso, pode causar aftas ou diarreia em pessoas mais sensíveis ou que consumam esta fruta em grande quantidade.

Ainda que haja pesquisas que sugerem comer três kiwis por dia para ajudar a reduzir a pressão arterial, o recomendado é comer 1 kiwi por dia para evitar aqueles sintomas (aftas ou diarreia), e esta quantidade já é suficiente para melhorar a dieta e obter todos os benefícios.

Naturalmente Orgânico

O kiwi está na lista dos frutos que mais resistem a muitos dos resíduos de pesticidas. Em 2012, veio no top dos 10 alimentos mais orgânicos. Embora seja importante apoiar a produção biológica, é bom saber que não existe um grande perigo em relação aos kiwis.