Atualidade

Barcelona: Menino dado como vivo é afinal uma das vítimas mortais

Julian Cadman, a criança que foi dada como desaparecida após o atentado de Barcelona e que depois foi dada como viva, é afinal um dos mortos desta tragédia.

A polícia catalã veio agora confirmar a morte do menino – de nacionalidade australiana e britânica – de sete anos, assim como a família dele.

A confusão surgiu porque havia pistas contraditórias sobre a procura de uma criança com as características de Julian.

No sábado, o jornal ‘El Mundo’ chegou a noticiar que a criança tinha sido encontrada viva num hospital. Mas afinal sabe-se agora que Julian morreu nas Ramblas, sendo que era ele a criança deitada na rua e cuja fotografia do seu corpo foi tirada no dia do atentado e publicada na capa do ‘Daily Mirror’.

Na altura o jornal escreveu que estava um pai ao lado do filho morto. Mas na verdade não era o pai dele. Era Harry Athawal, cidadão britânico que se encontrava no local onde se deu o atentado e que saiu do seu hotel para acudir o menino, que não conhecia.

Julian Cadman estava na capital da Catalunha com a mãe, que se encontra ainda em estado grave no hospital, mas estável.

A progenitora e o filho iriam marcar presença num casamento, mas os dois acabaram por se separar quando o veículo entrou pelas Ramblas.

Após o ataque, o pai e a avó de Cadman deixaram a Austrália e viajaram para a Espanha, enquanto o avô lançava um apelo no Facebook a pedir informações do paradeiro da criança.

Em comunicado, a família de Cadman disse que lembraria “dos sorrisos para guardar a sua memória nos nossos corações”.

“O Julian foi um elemento muito amado e adorado da nossa família. Enquanto aproveitava Barcelona com a mãe, ele foi tristemente tirado de nós”, diz a nota.

“Ele era tão animado, divertido e engraçado, sempre a fazer-nos sorrir. A bondade de vocês foi incrível em tempos tão difíceis”, acrescentou a família, agradecendo a ajuda das pessoas que ajudaram nas buscas.

Aumenta assim para 12 o número de vítimas identificadas, de um total de 14 mortos, refere a agência noticiosa espanhola EFE. Também se eleva para dois o número de menores que faleceram e que foram identificados no ataque em Barcelona.

O duplo atentado em Barcelona e Cambrils resultou na morte de 14 pessoas e em cerca de 130 feridos. Entre as vítimas mortais estão duas portuguesas, neta e avó, com 74 e 20 anos, respetivamente.