Atualidade

Escultor cria ‘anjo sem asas’ gigante para ajudar vítimas de Pedrógão Grande

A iniciativa partiu de Óscar Rodrigues, escultor natural de Vila Pouca de Aguiar.

“Pretendo executar uma escultura com cerca de 3 metros de altura, segundo a técnica de “wood carving” (escultura com motosserra); Vou intervencionar um tronco de eucalipto (simbologia inerente), transformando-o numa representação de um bombeiro, “um soldado da paz”, um “anjo sem asas”, homenageando assim, os muitas vezes menosprezados e criticados heróis sem capa, que põem em risco a vida deles pela nossa”, explicou o escultor.

O trabalho arrancou a 26 de junho e, dias depois, já se percebe bem qual será o resultado final: um bombeiro, com um machado nas mãos, e com asas.

E depois de terminada a escultura, será “aberto um “leilão”(por mensagem privada), até ao final do período de “risco de incêndio”, sendo que a peça será entregue ao autor do maior valor licitado, sendo que esse valor será entregue, equitativamente e em mão às famílias das vítimas dos incêndios que assolaram a zona de Pedrogão Grande, que tragicamente sofreram perdas inestimáveis”.

Licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Óscar Rodrigues tem partilhado imagens deste processo de criação.

Ora veja: