Atualidade

Número de mortos em Pedrógão Grande sobe para 63

Sabe-se agora que o incêndio florestal que deflagrou em Pedrógão Grande este sábado, 17 de junho, causou 63 mortos e 135 feridos. Um bombeiro é a nova vítima mortal confirmada até ao momento.

A informação foi dada pelo presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, que mencionou a morte de um bombeiro de Castanheira de Pêra que “de forma voluntária, mas não negligenciada, tentou salvar a vida dos outros”, assim referiu o responsável da liga.

A vítima mortal era um homem de 40 anos, casado e com um filho, e estava hospitalizado em Coimbra, em estado grave, onde acabou por falecer esta segunda-feira, 19 de junho.

Também já se sabe que existe um cidadão francês entre os mortos, cuja identidade ainda não está identificada, segundo anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês em comunicado. “É com profunda emoção que soubemos do pesado balanço dos incêndios”, pode ler-se no documento, divulgado na página internet do ministério.

“Um dos nossos compatriotas morreu nesses incêndios. O centro de crise em Paris e a nossa embaixada em Lisboa estão mobilizados para dar todo o apoio necessário aos familiares, a quem manifestamos total solidariedade”, acrescenta o texto, que reitera a disposição de Paris para dar “todo o apoio” a Portugal.

Mais de dois mil Bombeiros continuam a combater os incêndios no centro do país, de acordo com a ministra da Administração Interna. Constança Urbano de Sousa disse que estão identificadas 24 das 63 vítimas mortais, advertindo contudo que este número pode vir a subir nas próximas horas.

Recorde-se que o Governo português decretou três dias de luto nacional pela tragédia, qualificada pelo primeiro-ministro, António Costa, como ” seguramente a maior” em Portugal nos últimos anos.