Atualidade

Vídeo: Incêndio em prédio situado em Londres causa mortos e feridos

Ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira, 14 de junho, um incêndio de grandes proporções num prédio residencial da capital inglesa, constituído por 27 andares e 120 apartamentos.

O incidente provocou pelo menos 50 feridos, segundo as informações que foram inicialmente divulgadas pelos serviços de ambulâncias. Vários moradores chegaram a ser retirados com diversos ferimentos, e alguns deles estavam intoxicados pelo fumo.

Sabe-se que três famílias de portugueses residiam no prédio e uma delas, constituída por quatro elementos, ainda não foi localizada, de acordo com a cônsul-geral de Portugal em Londres. Joana Gaspar informou ainda que as restantes duas famílias já foram contactadas pelo consulado estão bem, embora tenham perdido as suas casas. Além das três famílias, há ainda dois outros portugueses que viviam no prédio, e que se encontram bem.

As chamas já foram controladas, mas os bombeiros continuam o trabalho local. Uma porta-voz do corpo de bombeiros, Dany Cotton, confirmou à imprensa no início desta manhã que já se constatou haver várias pessoas mortas dentro do prédio, mas ainda não é possível dizer quantas são, devido à complexidade do caso.

O comissário da London fire Brigade também não revelou ainda o número de vítimas: “Nesta altura posso infelizmente confirmar que houve um numero de fatalidades. Não posso confirmar o número nesta altura dada a dimensão e a complexidade do edificio”.

Várias testemunhas presentes no local afirmaram à imprensa que viram pessoas a atirarem-se das janelas, ou a gritarem por socorro no interior das suas habitações. Alguns chegaram a tentar escapar através de cordas improvisadas, feitas com roupas de cama ou do próprio corpo. Muitas delas estariam a dormir quando o incêndio começou.

Uma testemunha reportou à ‘BBC News’ que ouviu várias pessoas a pedir socorro. “Havia pessoas que estavam a atirar os filhos pela janela, ao mesmo tempo que gritavam: ‘Salvem os meus filhos’”, descreveu Tamara.

Alguns moradores dos andares mais altos conseguiram escapar pelas escadas, pois houve uma parte lateral do prédio onde as chamas não chegaram. Uma moradora do 15.º andar, que conseguiu escapar com o marido e com a filha, e disse à ‘CNN’ que nenhum alarme de incêndio tinha sido disparado, o que dificultou a reação por parte dos moradores.

O fogo terá começado no 2.º andar, segundo informou o corpo de bombeiros no Twitter, e expandiu-se rapidamente até ao último piso da torre, a Grenfell Tower, situada no bairro de North Kensington, nas proximidades de Nothing Hill. As causas do incêndio permanecem ainda desconhecidas, e o edifício corre risco de colapso.

Foto: Reprodução