Televisão

Últimos meses de vida de Patrick Swayze expostos em documentário

O ator norte-americano morreu a 14 de setembro de 2009, menos de dois anos depois de lhe ter sido diagnosticado cancro do pâncreas na fase 4 (forma mais letal). Mesmo depois de tanto tempo passado, há ainda quem queira saber a verdadeira causa da morte de Patrick Swayze.

Foi feito um documentário, que será exibido nos Estados Unidos da América este fim de semana, que ‘revê’ os últimos meses de vida do intérprete de ‘Dirty Dancing’.

Para tal foram ouvidos vários profissionais médicos que recuaram até janeiro de 2009 para perceber o que possa ter causado em concreto o falecimento do ator, de 57 anos. Foi nesse mês que Patrick deu entrada num hospital de Los Angeles com pneumonia.

“Os pacientes com cancro têm um alto risco de desenvolver infeções devido ao facto dos medicamentos da quimioterapia serem tóxicos e destruírem as células saudáveis, o que debilita o sistema imunológico”, explicou um dos médicos. “Posso ver a partir dos registos do ator que este sofreu várias infeções ao longo da sua batalha contra o cancro. No entanto, a pneumonia é uma das doenças mais graves para quem sofre de cancro, já que está associada a uma elevada taxa de mortalidade num cancro avançado como o que tinha Patrick”.

O documentário mais não é do que uma espécie de ‘autópsia’, feita por profissionais que só estão a ter acesso ao registo clínico da pessoa naquele momento.

Com o devido nome de “Autópsia: As últimas horas de…”, o programa é feito recorrendo a casos de várias personalidades já desaparecidas.

“Ele tinha meses de vida, mas sobreviveu dois anos. Pode ter sido o alcoolismo, mas acho que foi por ser fumador. Ele fumava 60 cigarros [3 maços] por dia. Fumar dobra o risco de sofrer de cancro”, disse um médico, no clip que pode ver a seguir.