Saúde & bem-estar

Sonhos violentos e sem sentido? Pode vir a ter uma doença neurológica

Uma equipa de cientistas encontrou uma ligação – ainda que ténue – entre os sonhos violentos e estranhos e o risco da pessoa desenvolver, no futuro, alguma patologia do foro cognitivo, como demência ou Parkinson.

Para os investigadores liderados pelo neurocientista John Peever, da Universidade de Toronto, conta o site ScienceAlert, este tipo de sonho pode vir a ser a melhor forma de diagnosticar precocemente este tipo de problemas cognitivos, contudo, até lá, é ainda preciso saber qual a verdadeira causa para que esta relação aconteça, algo que ainda não foi conseguido.

Os investigadores conseguiram provar que as pessoas que têm sonhos violentos (isto é, que sofrem do distúrbio do comportamento do sono REM, uma condição que faz com que lutem e gritem enquanto dormem) apresentam uma probabilidade de ter um distúrbio neuro-degenerativo na ordem dos 80% a 100%.

Na prática, diz a investigação concordando com outras tantas feitas desde os anos 60 sobre tema, este distúrbio do sono é causado pela danificação de um determinado conjunto de células cerebrais, as mesmas que podem vir a desencadear demência ou outro tipo de declínio cognitivo.

Embora os resultados sejam ainda preliminares, o estudo foi apresentado no 11º Encontro Anual de Neurociência do Canadá, que decorreu entre 28 e 31 de maio deste ano.