Saúde & bem-estar

“Dê sangue. A+ dentro de si” desafia os portugueses

Quem nunca ouviu dizer que o riso é contagioso? Agora, doar sangue também é e não há desculpas para não o fazer.

De 30 de junho a 14 de julho, a Mundicenter e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação realizam a 16ª Campanha de Recolha de Sangue em seis shoppings de norte a sul do país, sendo também possível efetuar o registo como dador de medula óssea.

E porque fazer rir está-nos no sangue, a campanha conta com um embaixador à altura do seu lema: o humorista Nilton é a cara da edição de 2017.

Atenção a todos aqueles que têm medo de agulhas e que dizem não ter sangue suficiente: o melhor é esquecer essas desculpas e abraçar esta causa.

“Dê sangue. A+ dentro de si” é o nome da campanha que desafia todos os portugueses a darem um pouco de si. 25 minutos apenas é o tempo necessário para ajudar a salvar vidas e contribuir para o aumento exponencial daqueles que sorriem com os dentes todos e que riem por tudo e por nada, fazendo deste um verão certamente solidário.

“Por muito boa que uma piada seja, mesmo quando sou eu a contar, não há nada que nos faça rir e sorrir mais do que uma vida vivida em pleno. E, de facto, todos nós temos algo que pode ajudar aquelas pessoas que, por questões de saúde, não têm essa capacidade. Por isso, juntei-me a esta causa e apelo a todos os portugueses para o fazerem também e doarem sangue”, afirma Nilton.

“Por cada dádiva, é possível salvar até três vidas e devolver a alegria a muitas outras pessoas. Eu não sei o que é que a malta acha, mas, para mim, isso é que me faz rir a bandeiras despregadas”, adianta o humorista.

Ao longo de 15 anos de inúmeras edições de sucesso, a Campanha de Recolha de Sangue nos shoppings da Mundicenter já garantiu o registo de cerca de 30 mil dadores de sangue, reunindo mais de 20200 unidades de sangue que ajudaram 60 mil pessoas.

Como o objetivo de repor as reservas de sangue, que habitualmente registam maior escassez no período de férias, a edição de 2017 pretende bater recordes, depois do êxito do ano passado. Em 2016 participaram cerca de 2300 doadores, foram colhidas mais de 1600 unidades de sangue – o equivalente a 766 litros de sangue – e registaram-se também 35 dadores de medula óssea.

“É uma grande honra para a Mundicenter e para os nossos shoppings e equipas poder contribuir, todos os anos, para a melhoria do tratamento e das condições de vida de pessoas que estão a passar por momentos de grande necessidade. Doar sangue é mais do que uma simples dádiva. É, na verdade, uma enorme partilha de emoções, de risos e sorrisos, da qual todos nós devemos fazer parte. Mais do que uma responsabilidade, deve ser uma missão pessoal”, referiu Fernando Oliveira, administrador da Mundicenter.

De 30 de junho a 14 de julho, das 14h às 20h, a Campanha “Dê Sangue. A+ dentro de si” decorre em seis shoppings da Mundicenter, em vários pontos do país: a norte, no Braga Parque; no centro, no Arena Shopping; e em Lisboa, no Amoreiras Shopping Center, no Strada Outlet, no Oeiras Parque e no Spacio Shopping.