Atualidade

Lançar balões de São João no Porto e Braga é proibido e dá multa

A garantia é da PSP. Lançar balões de São João é este ano proibido, podendo levar a uma multa até aos cinco mil euros por pessoa.

A contraordenação é punida por coima e pode variar entre os 140 euros e os cinco mil euros, no caso de pessoa singular, e os 800 euros e os 60 mil euros no caso de pessoa coletiva, indica a portaria n.º 195/2017 publicada esta quinta-feira no Diário da República.

O período crítico do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios foi antecipado para hoje, 22 de junho, por causa das condições meteorológicas adversas de temperatura que determinaram o aumento do nível de perigosidade para alerta vermelho e laranja no território continental.

A PSP do Porto já realizou operações na cidade de sensibilização para “reforçar o alerta relativamente à proibição do lançamento dos balões com mecha acesa”.

“Tendo em consideração esta proibição, o Núcleo de Armas e Explosivos esteve a fazer hoje ações junto dos operadores e comerciantes no sentido de informar que saiu esta portaria e que o lançamento de balões é proibido”, referiu à agência Lusa o gabinete de relações públicas da PSP.

Questionado sobre se o fogo de artifício do São João do Porto, previsto para ser acionado na noite de 23 para 24 de junho, se mantém, a mesma fonte explicou que o “evento está devidamente licenciado e não vai haver lançamento de foguetes de cana”, que são os que estão proibidos.

Trata-se de “um evento pirotécnico de fogo de artifício em que não vão ser lançados foguetes”, acrescentou, reiterando que o que a PSP vai fazer é “tentar cumprir o que está legislado a partir de hoje”.

Também a Polícia de Segurança Pública de Braga já tinha informado que, este ano, vai ser proibido o lançamento de balões de ar quente durante as Festas de S. João, face à antecipação do início do período crítico de incêndios.

Foto: PortoLazer