Atualidade

Fotógrafa capta momento da própria morte durante explosão

Hilda I. Clayton era uma especialista em informações visuais do exército norte-americano (U.S. Army) que morreu ao fotografar um exercício de treino ao vivo a 2 de julho de 2013 na província de Laghman, no Afeganistão.

A jovem, de 22 anos, e quatro soldados do Exército Nacional Afegão (ANA) perderam a vida quando o tubo de um morteiro explodiu acidentalmente durante um exercício de validação da argamassa da ANA que estava a ser apoiado por instrutores do U.S. Army.

Clayton fazia parte da 4ª Equipa de Combate à Brigada Armada, 1ª Divisão de Cavalaria, com base na Base Operacional Avançada de Gamberi, no leste do Afeganistão. Foi a primeira especialista em documentação e produção de combate a morrer no Afeganistão.

Isto tudo para dizer que, apesar disto ter ocorrido há quase quatro anos, só agora é que foi divulgada a fotografia que mostra o momento exato da explosão – e por conseguinte da morte da fotógrafa.

A imagem foi divulgada pelo exército norte-americano na revista oficial ‘Military Review’, após ter tido autorização da família da jovem. Foi também partilhada outra fotografia do mesmo momento, captada por um militar afegão a quem Clayton ensinava técnicas de fotografia.

“A morte de Clayton simboliza como as soldados do sexo feminino estão cada vez mais expostas a situações perigosas em treino e em combate, ao lado dos homens”, escreve o exército americano.

“Houve discussão sobre a decisão da Military Review de publicar as fotografias tiradas pela Spc. Hilda I. Clayton e do seu homólogo do Exército Nacional Afegão. Esta edição da Military Review está focada em promover os conceitos de igualdade de géero e essas fotografias ilustram os perigos que os nossos militares enfrentam tanto em treino quanto em combate”, refere uma nota final do artigo na revista.

O editor da revista, Bill Darley, explicou à ‘Time’ que as imagens chegaram às suas mãos através de um militar que servia ao mesmo tempo que Clayton.

Fotos: Spc. Clayton e U.S. Army