Saúde & bem-estar

Dizer palavrões deixa-nos mais fortes, referem os psicólogos

Calma. Não vamos agora insultar tudo e todos a torto e a direito. Este estudo da Universidade de Keele, na Grã-Bretanha, e da Long Island University Brooklyn, nos Estados Unidos confirmaram cientificamente – e especificamente – que dizer palavrões aumenta a força durante exercícios físicos.

A descoberta foi anunciada na Conferência Anual da Sociedade Britânica de Psicologia, pelo psicólogo Richard Stephens, da Universidade de Keele. “Sabemos das nossas pesquisas anteriores que dizer palavrões torna as pessoas mais capazes de tolerar a dor. Seguindo essa linha, nós esperávamos que também tornaria as pessoas mais fortes”, disse Stephens.

Para confirmar a teoria, os pesquisadores mediram a intensidade com que 29 pessoas faziam um exercício de curta duração e alta intensidade na bicicleta ergométrica falando palavrões e compararam-no com a mesma atividade feita sem insultos.

Eles também fizeram um teste de Handgrip – aparelho que testa a força de pressão das mãos – com 52 participantes com e sem palavrões. Em ambas as experiências, a explosão e força era maior quando os indivíduos praguejavam.

Segundo o pesquisador, uma possível razão para esta melhora no desempenho seria que praguejar estimula o sistema nervoso simpático do corpo – mecanismo responsável por fazer o coração bater mais rápido quando estamos em perigo.

“No entanto, a frequência cardíaca não foi significativamente diferente quando as pessoas fizeram os testes insultando. Então ainda temos que descobrir o mecanismo que faz com que falar palavrões deixa as pessoas mais fortes e tolerantes à dor”, afirmou Stephens.