Atualidade

Caso José Mayer desencadeia novas acusações de assédio sexual na Globo

A queixa feita pela figurinista Susllem Tonani foi a ponta do icebergue que se veio a descobrir depois. O caso de assédio sexual de que aquela foi vítima por parte do conhecido ator brasileiro José Mayer, que já veio assumir o erro e pedir desculpas publicamente, não é único.

Serão várias as situações semelhantes vividas pelas mulheres que trabalham na Rede Globo. Pelo menos é isso que a atriz e argumentista daquela emissora Alessandra Colasanti veio agora afirmar, num manifesto que lançou no seu perfil de Facebook.

“Imagina se rolasse a campanha #meuprimeiroassédionotrabalho. Ou algo semelhante. Não ia sobrar pedra sobre pedra. Eu já fui assediada por diretores tanto no teatro quanto da Rede Globo. Quem nunca?”, publicou.

Alessandra Colasanti argumentista denuncia mais assédio sexual

A mensagem foi escrita no início desta semana e mereceu mais de 300 reações. Entre as dezenas de comentários, está uma declaração da própria.

“Um diretor de teatro disse que ia chupar a minha b**eta (assim mesmo) no meio de uma cena sendo marcada, com outros atores em cena. Um diretor de TV também beijou a minha boca sem o meu consentimento”, escreveu.

A publicação serviu para outras mulheres falarem – talvez pela primeira vez de forma pública – de situações de assédio sexual que já enfrentaram.

“Há assédio em todos os lugares, inclusive no trabalho. É muito difícil desviar, isso precisa ter um fim!”, comentou uma. “Sempre, perdi até a conta. Só diminuiu quando comecei a envelhecer e é um alívio. Mas também já vi muitas mulheres assediarem homens, inclusive na TV Globo”, disse outra.

“Um outro diretor que já virou pó ‘escolhia’ as modelos e atrizes que tivessem dentes bonitos pra conversar e depois sugeria jantares e assim ia, ele fazia questão de dizer isso, se a mulher tinha dente bom, bonito ele se aproximava, muito bizarro”, lembrou uma terceira, sem avançar com o nome do realizador, já falecido.

José Mayer foi suspenso pela Globo, depois da polémica estalar. Há já um movimento levado a cabo pelas celebridades femininas brasileiras que se tornou viral e que recorre aos hashtags #mexeucomumamexeucomtodas e #chegadeassedio.

Também se soube agora que a atriz Camila Pitanga terá apresentado queixa de Mayer à emissora em 2003, quando ambos gravavam a novela ‘Mulheres Apaixonadas’. Na altura, as atitudes do ator foram desvalorizadas.