Atualidade

Sanção exemplar para eurodeputado que proferiu comentário sexista

O deputado Janusz Korwin-Mikke, de origem polaca, vai ser penalizado pelo presidente do Parlamento Europeu, com uma sanção exemplar e nunca antes posta em prática.

A punição vem na sequência das declarações que o eurodeputado proferiu relativamente às mulheres, defendendo que “devem ganhar menos do que os homens porque são mais fracas, pequenas e menos inteligentes”.

Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu, anunciou as sanções baseadas no facto das declarações irem contra a igualdade de géneros e causarem ofensa às mulheres.

Janusz perde assim o direito a ajudas de custo diárias durante 30 dias, assim como terá uma suspensão de 10 dias de toda a sua atividade no Parlamento e está ainda proibido de representar a União Europeia durante um ano. Além disso, foi decretada uma multa no valor de 9 mil euros.

Tajani declarou mesmo que pretende seguir com uma sanção sem precedentes, de modo a que este comportamento traduza uma lição do que um deputado não deve fazer, já que quem representa os cidadãos europeus deve assumir as funções com a maior dignidade.