Moda

Nuno Gama encerra ModaLisboa com profecia portuguesa

Foi de forma épica que se disse adeus à 48ª edição da Lisboa Fashion Week. O estilista apresentou uma coleção para o próximo outono/inverno que exalta os feitos portugueses através de uma lenda religiosa.

‘Profecia’ foi o tema das propostas de Nuno Gama para a estação fria e que foram apresentadas este domingo à noite no Centro Cultural de Belém.

A inspiração foi o lado oculto dos painéis de São Vicente de Fora. Esta lenda inicia-se na crença da descendência de Jesus Cristo, num casamento com Maria Madalena. Exilados em França, originaram os Merovíngios. Acabaram exterminados à exceção do Infante D. Afonso Henriques, espécie de mensageiro divino e protegido de Egas Moniz.

Deus instituiu então o Anjo de Portugal, protetor da nossa essência espiritual, com a missão de levar as nove relíquias a São Vicente. Com elas se completaria o nosso estado de alma criado a partir desta intervenção divina, com destino a grandes feitos.

Assim regressa o novo gentleman Português, refugiado na beleza formal do casaco, desta vez desconstruído numa panóplia de detalhes de golas amovíveis como símbolo do peso da missão.

A autenticidade e a maturidade clássica sobrepõem-se em camadas, originando modernas silhuetas urbanas em busca de uma nova melodia, orquestrada a partir da nobreza das grandes matérias primas.

estaque para as fabulosas lãs sobrevalorizadas nos contrastes com as peles e para os novos e sofisticado sintéticos, sem nunca perder de vista o simbolismo do nosso poderoso Atlântico, confrontado por um destemido turquesa, honrado pelo caráter do nosso sangue ou enobrecido de madeiras perfumadas onde gravamos história.

Não para quem quer, mas só para quem ama, para os que ainda vibram com o cheiro desta terra, com a luz que ilumina, desde as suas raízes carregadas de suculentas memórias, até à eternidade da arte de “ser Português”.

E assim encerrou a ModaLisboa:

Fotos: Rui Vasco/ModaLisboa