Atualidade

Estes são os sítios mais nojentos dos aviões

Os aeroportos e os aviões estão mais sujos do que a sua casa, concluíram os investigadores do site Travel Math, que enviaram um microbiologista para recolher amostras de cinco aeroportos e de quatro aviões.

Cada amostra, feita com um esfregaço, foi preservada num líquido esterilizado e, depois, analisada para a presença de coliformes, uma classe abrangente de bactérias que pode incluir fezes.

De todas as superfícies testadas, a mais suja não é a casa-de-banho, como poderia esperar. Fique a conhecer o top 5:

1 – O sítio mais sujo dos aviões é… o tabuleiro, com a comida.

2 – Em segundo lugar do ranking dos sítios onde menos deveria quer tocar num avião está a conduta de ar condicionado sobre a sua cabeça, com 285 colónias de bactérias em evolução.

3 – O botão do autoclismo, a zona menos limpa das casas de banho.

4 – O fecho do cinto de segurança é o quarto local menos higiénico, com 230 colónias.

5 – Nos aeroportos visitados, os locais mais sujos são os puxadores das portas dos WC e o botão das fontes de água disponíveis.

Num estudo anterior tinha sido concluído que as bagagens entram em contacto com 80 milhões de bactérias antes de chegaram ao hotel, por serem tocadas por tanta gente, no aeroporto, no táxi e no hotel. É que cada pessoa tem, nas mãos, cerca de 10 milhões de bactérias, enquanto nas superfícies públicas existem em média 33 mil.