Saúde & bem-estar

Ciência tem a solução para os ‘viciados’ em chocolate

Há dias saiu um estudo que explicava a razão pela qual gostamos tanto de chocolate. Agora a ciência vem-nos dar mais uma informação, como se alguém a tivesse exigido. Isto porque parece que há uma solução para o ‘vício’ de comer chocolate.

E para aqueles que querem saber ou recorrer a isso, então cá vai: mindfulness e imaginação.

De acordo com um estudo realizado pela Escola de Psicologia da Universidade Flinders, na Austrália, o desejo que sentimos por certas coisas, como o chocolate, é um processo que se divide em duas fases: uma primeira em que a comida capta a nossa atenção e uma segunda em que nos focamos de forma quase obsessiva nela (com imagens mentais e desejos vívidos).

O ‘Independent’ reporta que os investigadores acreditam que é possível travar o vício do chocolate ou de outra comida interferindo com as duas fases destes processos. Segundo o estudo que desenvolveram com alguns voluntários há duas técnicas de mindfulness e imaginação que podem contrariar este processo.

São elas: o desvio cognitivo que consiste em se distanciar imediatamente do desejo de comer chocolate mal ele surge à sua frente ou na sua cabeça e olhar para ele como algo que não exige uma ação imediata – como comê-lo; e a imaginação guiada, que deve ser aplicada na segunda fase do processo quando começa a imaginar o cheiro e o sabor do chocolate e que consiste em substituir esta imagem por outra, como imaginar uma floresta calma ou uma praia deserta.

Apesar de os verdadeiros amantes poderem duvidar da eficácia desta técnica, os investigadores comprovaram no seu estudo que se esta for aplicada logo ao primeiro desejo de chocolate pode ajudar a reduzir a vontade de comer este doce. Bom, há que admitir que é sempre preciso ter muita força de vontade para superar qualquer vício. Portanto, se quiser ir em frente, força!