Atualidade

Para Zuckerberg a telepatia é a tecnologia do futuro

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, está alegadamente a contratar neurocientistas e engenheiros eletrónicos para criar uma plataforma social que lê a mente dos seus utilizadores.

Não se sabe se o novo projeto é uma expansão do Facebook ou um empreendimento completamente novo, mas é certo que esta tentativa pode revolucionar a comunicação online e computação do futuro. Segundo o que foi comunicado pelo “The Independent”, esta experiência telepática permite que uma “interface cérebro computador” leia a mente dos seus usuários e simplifique ainda mais a comunicação atual.

O anúncio que surgiu no Facebook pede funcionários com experiência na área da “inteligência artificial e computadores” e em “algoritmos e sistemas de processamento de sinais de voz e áudio” para construir o próximo software do futuro. Espera-se também que o indivíduo seja “ligeiramente impaciente, disposto a enfrentar o seu medo em fracassar e a realizar objetivos ousados”. Ao profissional é oferecido um contrato de dois anos na equipa de hardware “Building 8” na Califórnia.

A equipa “Building 8” do Facebook foi iniciada no ano passado e funciona de forma muito secreta. Ainda não anunciou oficialmente quaisquer produtos, mas em Dezembro anunciou uma parceria com 17 universidades. Para o futuro pretendem inovar através da “realidade aumentada e virtual, inteligência artificial, conectividade e outras áreas de avanço importantes.” Uma das responsabilidades dos envolvidos na equipa é a “aplicação de métodos de aprendizagem automatizados, incluindo a codificação e decodificação de modelos para mapear “dados de neuroimagem e eletrofisiológicos”.

Por muito que isto pareça saído de um filme de ficção científica, Mark Zuckerberg já tinha revelado em 2015, durante uma sessão de perguntas e respostas com a Business Insider britânica, que queria criar uma tecnologia capaz de “capturar um pensamento na sua forma perfeita e compartilhá-lo com o mundo”. “Acredito que um dia será capaz de pensar em alguma coisa e enviar aos seus amigos para experimentar no mesmo momento”, disse Zuckerberg.

Segundo o Professor Sênior em Eletrônica da Universidade de Lancashire Central, Stephen Sigurnjak, a telepatia ou leitura da mente está muito mais próxima da ciência do que da magia. “O cérebro funciona através de atividade elétrica, um pouco como um computador. À medida que você se concentra em algo, ele dispara neurônios no cérebro”, explica o professor. Assim, é possível decodificar sinais elétricos mentais e traduzir esses pensamentos em ação.

Ao mesmo tempo, foi divulgado outro anúncio que procura especialistas em haptics – interação digital sensorial que envolve o toque – para criar experiência “realistas e imersivas”. Este especialista será integrado na rede social Facebook.

SAN FRANCISCO, CA - SEPTEMBER 11:  Facebook Founder and CEO Mark Zuckerberg speaks during the TechCrunch Conference at SF Design Center on September 11, 2012 in San Francisco, California.  (Photo by C Flanigan/WireImage) *** Local Caption *** Mark Zuckerberg
CEO Mark Zuckerberg durante a Conferência TechCrunch a 11 de Setembro de 2012 em São Francisco, Califórnia.