Saúde & bem-estar

Pão e batatas queimadas aumentam risco de cancro

Primeiro a carne processada, agora qualquer alimento rico em amido, como pão e batatas. Ao consumir torradas e batatas queimadas a probabilidade de vir a desenvolver cancro aumenta consideravelmente.

Quem o diz é a FSA, Food Standards Agency, apesar de já haver estudos anteriores que apontavam que os alimentos torrados ou cozinhados a temperaturas excessivamente elevadas aumentarem esse risco. Os especialistas de comida vêm alertar, num novo estudo, que os alimentos devem ser cozinhados ao ponto de ficarem dourados e nunca castanhos, para que se reduza a probabilidade de ingerir um produto químico, a acrilamida, que causa cancro e é produzida quando os alimentos são cozinhados em altas temperaturas, por muito tempo.

Recomenda-se assim que se leia cuidadosamente as instruções de cozedura dos alimentos para que se possa evitar o seu escurecimento.

Apesar do estudo, a Cancer Research, do Reino Unido, afirmou que ainda não foi criada uma ligação que prove, efetivamente, a ligação dos alimentos queimados com o cancro, nos humanos.

batatas fritas cancro

Ainda assim a FSA deixa mais alertas e recomendações. Por exemplo, não se deve manter as batatas ou a pastinaca [raiz] no frigorífico, uma vez que os níveis de açúcar nos vegetais aumenta a baixas temperaturas e, por isso, também o nível de acrilamida aquando a cozedura.

Não se sabe ainda o nível de acrilamida que pode ser tolerada no ser humano, mas supostamente estaremos todos a comer demais esta substância.

As pesquisas estão a ser testadas em animais, que têm comprovado que este produto é tóxico e causa cancro, pelo que os cientistas assumem que nas pessoas o efeito é o mesmo. Entretanto a FSA está a trabalhar com a indústria alimentar, para que se consiga reduzir a acrilamida nos alimentos processados.