Saúde & bem-estar

Maioria dos europeus conta cumprir objetivos de fitness no novo ano

É aquela altura do ano em que todos ficam com muita vontade de fazer exercício físico. Quanto mais não seja, em pensamento. “Ir mais vezes ao ginásio” ou “praticar desporto” deve fazer parte da lista de desejos de fim de ano de quase todas as pessoas. E ao fim de 12 meses, volta-se ao mesmo.

É um ciclo vicioso, podemos dizer. Mas não entremos em discursos derrotistas logo no primeiro dia de 2017.

Até porque não é o único a pensar assim. Segundo um estudo feito pela TomTom, 63% dos europeus prevê cumprir os objetivos de fitness no novo ano. Já 13% acaba por abandonar a atividade física ao longo dos 12 meses.

A maioria (51%) acaba por desistir por ter dificuldade em conseguir manter uma alimentação saudável ou um plano de exercício regular, enquanto 9% se sente desmotivado por não ter acesso à informação correta para ter perceção da sua evolução.

O estudo pretendia revelar o comportamento dos desportistas durante a prática de exercício físico, nomeadamente as maiores motivações, barreiras e objetivos.

Dos inquiridos, 39% querem manter-se saudáveis, 25% pretendem tonificar o corpo e 17% ambicionam perder peso e massa gorda.

Em relação ao IMC (Índice de Massa Corporal), oito em cada dez sabem do que se trata e 40% acreditam ser uma boa forma de controlar os níveis globais de saúde e fitness. Já 90% dos inquiridos trava uma luta para manter o seu peso, enquanto sete em cada dez admitem pesar-se todos os dias.

Na busca pelos resultados físicos, 26% usa um instrumento de monitorização para medir a sua evolução corporal. No entanto, o tempo médio de utilização destes dispositivos ronda os 5 meses. Após esse tempo, apenas 16% continua a utilizá-los regularmente.

As razões mais apontadas para deixarem de utilizar estes dispositivos são o esquecimento e disponibilização de informação insuficiente (24%).

Isto porque a TomTom lançou o novo TomTom Touch, o primeiro monitor de fitness do mercado que combina a análise de composição corporal com monitorização de passos, horas de sono e ritmo cardíaco ao longo do dia, tudo a partir do pulso.

O objetivo é ajudar os seus utilizadores a alcançarem os seus objetivos mais facilmente.

“Todos sabemos que o peso não diz tudo. Duas pessoas com o mesmo peso podem ter níveis completamente diferentes de massa muscular e gordura nos seus corpos. O TomTom Touch dá mais informação, pois ao monitorizar a composição corporal pode realmente saber se os seus esforços estão a dar resultado”, refere Corinne Vigreux, co-fundadora e diretora administrativa da TomTom Consumer.

Com um simples toque no botão, o monitor de fitness da TomTom mede a percentagem de gordura corporal e massa muscular do corpo de forma a mostrar ao utilizador a evolução enquanto luta para alcançar as metas definidas.

O TomTom Touch foi criado para ser usado 24 horas por dia e inclui tudo o que espera dos melhores monitores de fitness atualmente disponíveis: monitoriza passos, horas de sono, tempo em atividade, ritmo cardíaco, calorias queimadas e atividades desportivas.

Pode também estar ligado a um smartphone para receber notificações de chamadas e mensagens recebidas diretamente no seu pulso e partilhar os resultados com os amigos através da aplicação TomTom MySports.