Lifestyle

Maior obra pública de Joana Vasconcelos está no Porto

Tem cerca de 20 metros de comprimento e integra oito mil azulejos pintados à mão. Trata-se de um mural que cobre a fachada de um edifício localizado junto aos Clérigos, no Porto, e é a maior obra de arte pública de Joana Vasconcelos.

A obra está, desde segunda-feira, à vista de todos na Praça Guilherme Gomes Fernandes e cobre a fachada lateral do Steak’n Shake, o terceiro e maior restaurante da cadeia americana em Portugal, que foi inaugurado no mesmo dia.

A abertura oficial do espaço, situado no número 67, contou com a presença de várias personalidades da cidade, incluindo o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

O autarca elogiou a obra da artista plástica, reiterando que “a arte pública não tem que ser exclusivamente financiada pela Câmara Municipal, podendo e devendo ser também financiada por privados”.

Rui Moreira destacou ainda o “cuidado projeto de recuperação de mais um edifício histórico na Baixa do Porto”, após um investimento de 1,1 milhões de euros que criará 100 empregos. “É a economia privada a funcionar”, frisou.

O edifício com três pisos distingue-se não só pela fachada, mas também pelo interior, já que apresenta algumas diferenças face ao padrão das lojas Steak’n Shake. O restaurante do Porto representa o maior investimento até à data da cadeia em Portugal.

Este projeto é uma parceria da Fundação Joana Vasconcelos com a cadeia de restaurantes Steak ‘n Shake Portugal. A Steak ‘n Shake foi fundada nos E.U.A. em 1934, por Gus Belt e é famosa por servir a combinação mais americana de sempre: steakburgers e milkshakes.