Atualidade

Menino vítima de bullying dá conselhos no metro de Nova Iorque

Ciro Ortiz tem apenas 11 anos, mas já se comporta como um rapaz experiente nas questões mais profundas da vida.

Aluno do sexto ano, passou por momentos muito difíceis na escola e que lhe deixaram marcas profundas. No entanto, Ciro não quis ser apenas mais uma vítima de bullying e encontrou na sua experiência uma forma de ajudar os outros.

Em entrevista ao site Upworth, afirmou que nenhuma das agressões que havia sofrido realmente o incomodou uma vez que face às mesmas não mudou a sua personalidade como muitas vezes acontece. “Eu não vou me esforçar para ser alguém que não sou, não vou virar um rebelde só porque alguém não gostou ou gozou comigo”, declarou.

No entanto, e apesar da sua tenra idade, Ciro acredita que pode encorajar outras pessoas a lidarem com os problemas. Assim, decidiu montar um “consultório” no metro de Nova Iorque para aconselhar quem o procura.

“Acho que sou sábio o suficiente para dar conselhos”, afirmou com a concordância dos pais.

No primeiro dia, o menino confessou ter enfrentado um certo nervosismo – “achava que iriam rir de mim” -, mas à medida que os utilizadores do metro perceberam que ele “estava a falar a sério”, tudo aconteceu como estava planeado.

ciro-2

Surpreendentemente, os passageiros confiaram a Ciro os seus problemas reais. E uma das queixas mais comuns é a de pessoas infelizes nas relações interpessoais ou preocupadas em não encontrar um amor. E o seu melhor conselho é: “Quando você veio para este mundo, veio de alguém que já te ama. Pense nisso”.

Sempre pronto a ouvir os seus “clientes”, a cada domingo na estação de Brooklyn, Por cada cinco minutos, cobra dois dólares (cerca de 1,90 euros).

Num dia movimentado, o jovem conselheiro consegue fazer um total de 50 dólares (48 euros). Com o dinheiro que recebe ajuda outras crianças da sua escola que não tenham dinheiro para comprar o lanche.

Um pequeno grande herói que acredita poder mudar o mundo.

ciro