Saúde & bem-estar

Estudo mostra que comer um ovo por dia reduz o risco de AVC

Há muito que o ovo é apontado como culpado do colesterol alto e das doenças cardiovasculares, mas vários estudos já provaram que essas acusações não têm razão de ser.

Agora, uma nova investigação publicada ontem no Journal of The American College of Nutrition sugere que os ovos podem até ajudar a reduzir o risco de AVC.

Como reporta o Medical Daily, para este estudo os investigadores analisaram sete estudos semelhantes sobre os efeitos do consumo do ovo na saúde cardiovascular. Tal como em estudos anteriores os investigadores descobriram que não há uma ligação clara entre comer ovos regularmente e a doença arterial coronária ou as doenças cardiovasculares em geral.

Mas, descobriram que o consumo de um ovo por dia estava associado a uma diminuição de 12% no ricos de AVC – Acidente Vascular Cerebral.

Apesar de o estudo não ter identificado o motivo para este efeito, um dos investigadores, Dr. Dominik Alexander, sugere algumas possíveis explicações: “Os ovos têm muitos atributos nutricionais positivos, incluindo antioxidantes, que já se provou que reduzem o stress oxidativo e a inflamação. Também são uma excelente fonte de proteína, que está ligada à redução da tensão arterial.”