Moda

Adidas lança os primeiros ténis criados com fibra biodegradável

A adidas parece realmente disposta a apostar na sustentabilidade para provar que é uma empresa consciente e em sintonia com as atuais necessidades da sociedade.

Depois de anunciar um calçado feito com plástico reciclado removido do oceano, a fabricante revela agora o primeiro modelo de ténis feito com ‘Biosteel’, uma fibra de alta performance completamente natural e biodegradável.

O produto foi apresentado durante a conferência Biofabricate, em Nova York. O protótipo dos 1Adidas Futurecraft Biofabric1 foi desenvolvido em parceria com a empresa alemã de biotecnologia AMSilk.

De forma geral, o produto possui fibra 15% mais leve do que as soluções sintéticas convencionais e também é mais forte do que os materiais naturais já disponíveis no mercado.

Segundo o comunicado da empresa, o lançamento “dá continuidade às inovações sustentáveis da Adidas, que começou pela reciclagem de plásticos em parceria com a Parley for the Oceans e agora atravessa uma fronteira totalmente nova ao investir em soluções que trazem a ciência e a natureza como parte das inovações nos seus projetos”.

“O anúncio da nossa parceria com a AMSilk e o lançamento do Adidas Futurecraft Biofabric são mais um passo em nosso compromisso de redefinir a indústria do desporto”, explica o vice-presidente de criação estratégica da Adidas, James Carnes.

“Ao usar a fibra Biosteel nos nossos produtos atingimos um nível incomparável de sustentabilidade”, explica o executivo, afirmando ainda que a novidade chega a um novo patamar de inovação biónica”.

Embora a criação do novo modelo seja já uma realidade, ainda não há uma data definida para o lançamento dos ténis nas lojas de todo o mundo.