Atualidade

Fátima Lopes: “Não quero ser um sex symbol”

Recuperada “totalmente” do problema de saúde que a deixou uma semana afastada do programa ‘A Tarde é Sua’, a apresentadora esteve na Moda Lisboa a assistir aos desfiles do primeiro dia.

Fátima Lopes esteve afónica mas já regressou ao trabalho. Em conversa com os jornalistas depois do desfile de Ricardo Preto, a cara da TVI aproveitou para falar da importância de vigiar a saúde.

“Escrevi no meu Facebook aquilo que é verdade: ‘fruta da época’, mudanças de estação. Pessoas que têm rinite, como eu tenho, e refluxo, que são duas situações que as pessoas não estão habituadas a falar, mas que afetam as cordas vocais. Quando se tem as duas é mais chato e neste caso eu tive as duas. É ficar em casa uma semana descansadinha a beber muitos líquidos e não falar”, começou por dizer.

“Custou-me muito não falar e até me custou voltar a falar”, revelou, divertida.

A apresentadora diz ter sentido o carinho das pessoas durante este afastamento temporário do pequeno ecrã, mas salienta que sempre teve muito cuidado com a sua saúde e faz questão de sensibilizar os telespectadores sobre esse tema.

“As pessoas já vão percebendo um bocadinho o que são estas coisas da voz. Até prometi aos meus colegas do ‘Você na TV’ que um dia destes vou lá. Levo o meu médico, otorrino, e o meu professor de voz para explicar isto. Os professores passam o mesmo que nós: falam muitas horas. Se houver uma rinite e uma mudança de temperatura brusca, nós ressentimos”, salientou.

Fátima Lopes

Depois de “silêncio, muitos, muitos líquidos e descansar”, recuperou. Apesar de ter no marido, enfermeiro, uma ajuda sempre que necessário, Fátima revelou que já está “mestre nisto”.

“Graças a Deus tenho umas cordas vocais ótimas. Falo 3 a 4 horas por dia. Tenho uma aula de voz uma vez por semana, cuido muito bem deste aparelho vocal”, lembrou.

Exemplo para muitas pessoas no que toca à saúde e à excelente condição física, a apresentadora sabe bem isso mas recusa rótulos.

“É muito importante passar uma mensagem: não há idade para nós deixarmos de estar bem. Cuido muito da minha saúde, da minha alimentação. Este é o meu estilo de vida. Achei que fazia sentido agora que me aproximo dos 50, mostrar às pessoas [as imagens que coloca nas redes sociais a praticar exercício]. Não quero ser um ‘sex symbol’, quero ser uma pessoa saudável”, continuou.

Fátima Lopes reconhece ainda que se sente melhor com esta idade do que quando tinha 30 anos. “Sei que para muitas mulheres sou muito inspiradora. Leio e estudo muito na matéria, neste sentido de saúde, bem-estar e prevenção. Nada a ver com puramente estética, porque não tem nada a ver comigo”, rematou.

Fotos: José Gageiro / Move Notícias