Atualidade

Manuel Maria Carrilho volta a tribunal depois de ser condenado

Desde que rebentou o escândalo no âmbito do divórcio entre Bárbara Guimarães e Manuel Maria Carrilho, em 2013, que os dois têm sido ‘presença’ assídua na comunicação social.

Especialmente desde o início do julgamento do antigo ministro da Cultura, acusado de violência doméstica e difamação contra a sua ex-mulher e que também responde pelo crime de ofensas à irmã e cunhado de Bárbara.

Carrilho está envolvido em, pelo menos, seis processos, refere o jornal online ‘Observador’. Esta terça-feira foi condenado pelo crime de ameaça agravada. O ex-governante terá ameaçado de morte uma amiga da apresentadora da SIC, Paula Goulão, em 2014. O tribunal determinou-lhe o pagamento de uma multa de 1800 euros e uma indemnização, com o mesmo valor, mas o arguido pretende recorrer da sentença.

Na quinta-feira volta ao banco dos réus, uma vez que começa a ser julgado por difamação. Em causa as declarações que o antigo ministro proferiu em jornais e revistas, dizendo que a ex-mulher tinha sido vítima de várias tentativas de violação do padrasto e que a mãe daquela não a defendeu.

Manuel Maria Carrilho já tinha sido condenado, num outro processo, ao pagamento de uma indemnização de 25 mil euros por danos morais ao padrasto de Bárbara e a uma multa de 6400 euros pelas mesmas declarações.

JMO_2643 Barbara

Entretanto o antigo governante voltou a ser julgado num outro processo por violência doméstica contra Bárbara Guimarães. Ele alega que os filhos, Dinis Maria e Carlota, lhe ligaram a dizer que estavam sozinhos em casa. Ela alega que não. As audiências deste caso, que acabou em confrontos entre Bárbara, um amigo desta e Carrilho, começaram na semana passada.

Também a custódia das crianças está em tribunal. Para já, a guarda de Dinis, de 13 anos, foi atribuída a Manuel Maria Carrilho, enquanto Carlota, de cinco anos, ficou com a mãe.

Sem nunca comentar publicamente sobre os processos judiciais, Bárbara, que continua a dar ênfase aos seus trabalhos, publicou esta terça-feira no Instagram um vídeo que pode ter uma dupla interpretação.

“A vida é uma longa viagem!…..”, comentou.