Atualidade

Lisboa vai ter passeios acessíveis e inclusivos

É uma boa notícia para pessoas com deficiências visuais e com mobilidade física reduzida. A cidade de Lisboa vai ter passeios acessíveis e inclusivos para todos. Os novos equipamentos sonoros estão a ser construídos e as obras necessárias já arrancaram, estando previsto que tudo esteja operacional em 2017.

Estas medidas irão beneficiar “uma cidade que está a envelhecer e que tem 9400 passadeiras, cinco milhões de m2 de passeios além de 2000 paragens de autocarros”, refere a Câmara Municipal na sua página de Facebook.

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, testaram na sexta-feira os “passeios acessíveis, seguros e equipados com novos equipamentos sonoros, que estão a ser construídos em Lisboa”.

A rua Alexandre Herculano foi um dos locais intervencionados e por isso mereceu a visita oficial. Tem uma paragem de autocarro com acessibilidade completa, incluindo espaços de entrada e de saída, semáforos adaptados e passeios contínuos. A secretária de Estado, que é invisual, aprovou.

o autarca afirmou que as atuais intervenções municipais, incluindo nas zonas da Avenida da República, Saldanha e Avenida Fontes Pereira de Melo (eixo central) incluem intervenções nas passadeiras, como nivelar passeios e encurtar travessias.

Quase um quarto das passadeiras da cidade de Lisboa vão passar a ser acessíveis para todos, nomeadamente com semáforos que indicam o nome da rua e o número de faixas de rodagens que se vai atravessar.

No início de 2017 quando terminarem as obras no eixo central haverá mais de 400 passadeiras modernizadas e “até meados do próximo ano 2500 passadeiras, o que significa quase um quarto da rede total”, especificou o edil.

No entanto, a calçada portuguesa não irá desaparecer de zonas históricas e noutros locais serão adotadas soluções mistas, ao incluir basalto preto na calçada para conseguir resistência ao deslize.