Saúde & bem-estar

Excesso de peso ligado a 8 tipos de cancro

Já se sabia que o excesso de peso e a obesidade são fatores de risco para o cancro, mas agora ficamos a saber que estão ligados a mais tipos do que se pensava.

Os investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais concretamente o departamento responsável pelo programa de prevenção da Agência Internacional de Pesquisa sobre Cancro (IARC), fizeram uma nova avaliação. E a conclusão liga o excesso de peso a 8 tipos de cancro.

O grupo de trabalho avaliou mais de mil estudos sobre ligações entre a gordura corporal e o cancro. E há “evidências suficientes” em humanos de que as pessoas magras têm menos risco de cancro de estômago, fígado, vesícula biliar, pâncreas, ovários, tiróide, meningioma (cérebro) e mieloma (sangue).

Os 21 especialistas internacionais reunidos pelo IARC confirmaram que um nível de gordura corporal dentro dos níveis recomendados reduz o risco de cancro de cólon e reto, esófago, rim, mama em mulheres após a menopausa, endométrio e útero.

Também há “evidências suficientes” que ligam a ausência de excesso de peso a cancro do estômago, fígado, vesícula biliar, pâncreas, ovários, tiróide, meningioma (cérebro) e mieloma (sangue).

O resumo com as principais conclusões foi publicado no New England Journal of Medicine.

Segundo Béatrice Lauby-Secretan, autora principal do artigo, esta “avaliação abrangente reforça os benefícios de manter um peso saudável para reduzir o risco de diferentes tipos de cancro”.