Tozé Santos e Sá

Advogado

Educar!

Durante os próximos dias, para não variar, vamos levar com as reportagens da praxe na comunicação social. Eles adoram! Querem é assunto para incendiar, abancando por isso em tudo o que seja acesso às lágrimas ou ao barulho. Nesta fase, aconselham-se as portas das escolas para tempo de antena aos pais revoltados.

Se não for do sol é da chuva. Se dão livros, e poupam para mais uns maços de tabaco ou umas cervejas, é porque são usados. Se não dão, os filhos não podem estudar, porque os maços de tabaco e as cervejas são coisas sagradas e essenciais…

Se as turmas tem muitos alunos esta mal que os filhos não têm a atenção devida do professor. Se tem poucos esta mal, pois os filhos sentem-se muito solitários.

Se a cantina dá saladas esta mal, os miúdos estão habituados a fast-food.

Os papás sempre muito interessados e diligentes na educação dos seus filhos vão reclamar de tudo. O que os preocupa? Não perder o abono e outras regalias por via de terem filhos a frequentar a escola, que estudar/aprender é coisa diferente.

Ajuda-los em casa ou ir às reuniões de pais é outra história. Mostrar para fora o que não são dentro de portas é o que importa. Aliás, na senda do que que se passa noutros âmbitos da sociedade…

É por via desta criação que temos uma geração que não conhece limites, educação, trato social, que não sabe o que é o sim e o que é o não. Como poderá alguém que já está inquinado, impô-los?

Não há respeito! Não respeitam os pais, menos ainda respeitam os terceiros educadores. Tudo lhes é permitido sob a albarda dos direitos e deveres dos outros para com eles.

Os miúdos acabam, por isso, por admirar quem lhes impõe regras, simplesmente porque não estão habituados. Os papás não gostam e soltam as suas frustrações fazendo o seu teatro e dando maus exemplos.

Pais ausentes e egoístas, que quase sempre se demitem das suas funções de pais, porque educar dá o trabalho. Tempo presente de qualidade, não com playstation mas com idas ao parque jogar à bola, faz toda a diferença. Soubessem os iluminados!

Educam os filhos para acabarem na Casa dos Segredos e afins. A família consegue finalmente a realização, com os pais a delirar por poderem pavonear as alegrias de ver os seus meninos no reality show, e lidando orgulhosamente com a inveja dos vizinhos que lamentam a falta de sorte, pois têm fornadas iguais que não entraram.

Depois invejam os outros, inconfessadamente… Estudassem!

Vou ali, tirar um apontamento e educar-me, até terça!