Atualidade

Diogo Morgado: “Nunca estive nesta profissão por dinheiro”

Depois de terem sido avançadas algumas notícias na imprensa nacional sobre a ida de Diogo Morgado para a TVI, o ator resolveu, através de um longo texto partilhado na sua página de Facebook, clarificar os verdadeiros motivos que o levaram a trocar a SIC, canal onde trabalhou até agora, pela estação de Queluz de Baixo.

“Desapontado e triste” com as informações o que leu nos meios de comunicação, veiculadas por “fontes próximas”, o ator pronunciou-se por “respeito ao público” que o segue. “Porque vocês são os únicos que me interessa o que pensam e sentem sobre o meu trabalho”, justifica.

“A única e exclusiva razão pela qual irei começar um projecto na TVI é apenas e só essa mesmo, o projecto” começa por esclarecer adiantando que a sua relação com a SIC “sempre foi de criatividade e desafio” dando por exemplos os vários projetos que abraçou ao longo dos anos em que esteve ligado ao canal como “Amo-te Teresa, Salazar ou Vingança ou Aqui não há quem viva”, e que o “desafiaram tremendamente e me permitiram aprender e crescer como profissional de uma forma única”.

Como profissional da área do entretenimento, “mais do que um trabalho”, Diogo procura “experiências profissionais que façam com que continue a dar ao público uma única coisa”: o melhor de si.

Clarificando que nunca esteve “na profissão por dinheiro”, o ator mostra-se indignado que tenha sido escrito que foi a questão monetária que o levou a deixar a casa que o viu crescer: “É triste que a dita ‘fonte próxima’ da SIC diga coisas como ‘o dinheiro falou mais alto’ e se esqueça de referir que o Diogo Morgado pediu uma suspensão do seu vencimento à SIC justamente porque não queria receber sem trabalhar. Essa suspensão foi aceite diplomaticamente. A mesma diplomacia que sempre distinguiu a SIC e que espero que tirando essas ‘fontes próximas’ se mantenha”.

Decidido a não “fazer parte de uma guerra cada vez menos profissional”, o protagonista de ‘A Bíblia’ garante que a sua única intenção foi, é e continuará a ser “surpreender o público com histórias boas e interpretações inesperadas, independentemente do formato, língua, país ou estação”.

Diogo termina o seu testemunho agradecendo o apoio que recebe diariamente, despedindo-se “até à próxima história, que será de tirar o fôlego”.

Recorde-se que o último projeto do ator na televisão nacional foi a novela ‘Sol de Inverno’ onde deu vida a ‘Eduardo Aragão’. Ao que tudo indica, a estrela internacional será protagonista do próximo projeto da TVI, ‘Ouro Verde’ (nome provisório) que tem estreia marcada para 2017.