Atualidade

Albano Jerónimo dividido entre Portugal e uma carreira internacional

Nascido em Vila Franca de Xira há 37 anos, desde cedo decidiu que queria ser ator. No entanto, o sucesso só começou a achegar depois de ter protagonizado ‘Lusitana Paixão’, na RTP.

Com um talento indiscutível, seguiram-se vários desafios que fizeram de Albano Jerónimo um dos mais consagrados atores da sua geração.

Afastado do pequeno ecrã desde fevereiro, altura em que terminaram as gravações de ‘Santa Bárbara’, da TVI, o galã confessa algumas “saudades da azáfama” que se vive em televisão.

Nestes últimos sete meses muita coisa aconteceu. O ator mudou de canal – deixou a estação de Queluz de Baixo, onde trabalhava como freelancer, e assinou contrato pela SIC – e prepara-se para agarrar “duas propostas de trabalho concretas”.

“Esta mudança prende-se com a minha maneira de estar no meio, gosto de provocações no sentido de novos desafios”, explica sublinhando que nunca deixou “uma porta fechada” por onde passou.

Enquanto não começa a gravar, uma vez que os projetos de que fala estão previstos ter data de estreia em 2017, Albano garante estar a preparar o regresso ao teatro, a sua matriz e ambiente onde se sente “como peixe na água”. “Vou dirigir a minha primeira peça”, conclui.

Mas as novidades não ficam por aqui…

albano
Decidido a afirmar-se na representação internacional

Depois de Joaquim de Almeida, Daniela Ruah e Diogo Morgado, chega agora a vez de Albano Jerónimo fazer sucesso além fronteiras.

O ator português foi confirmado na sexta temporada da série ‘Vikings’, um drama histórico inspirado nos factos e lendas da Escandinávia Medieval, do canal História.

Albano entrará “em três episódios”, cujas gravações tiveram lugar em “Marrocos e na Irlanda”.

Um papel conseguido com determinação através do programa Passaporte, promovido pela Academia Portuguesa de Cinema. “Este desafio faz parte de um investimento que já dura há sensivelmente dois anos e prende-se com esta minha vontade de levar mais longe o meu trabalho”, explicou o protagonista da novela ‘Santa Bárbara’, ainda em exibição na TVI.

Com orçamentos completamente diferentes daqueles a que está habituado a trabalhar em Portugal, sublinha que tem sido uma experiência “maravilhosa” concluindo que “o dinheiro pesa imenso na qualidade de um produto”, uma realidade financeira que chega a “ser cruel” comparar.

Recorde-se que este não é o primeiro projeto internacional em que o ator participa. Albano Jerónimo integrou o elenco de ‘O Grande Circo Místico’, ‘The Secret Agent’ e ‘Bella Block’.

14352331_1103765856382046_848053841294236248_o